É o tempo que está passando rápido ou suas escolhas?

É o tempo que está passando rápido ou suas escolhas?
Compartilhar
erinéia

Por que às vezes temos a sensação de que o tempo está passando rápido demais? Esse fenômeno, conhecido como Elasticidade de tempo, está intimamente associado com nossas emoções e com a forma como estamos desfrutando do nosso tempo.

Pesquisas indicam que nosso cérebro utiliza alguns marcadores fisiológicos para interpretar a passagem do tempo. Quando esses marcadores se alteram, nosso cérebro entende que o tempo está passando mais rápido ou mais devagar. É a chamada Elasticidade de tempo, nossa capacidade de interpretar o mesmo período de tempo de forma diferente a depender do contexto em que estamos.

Excesso de tecnologias, sobrecarga de atividades, rotina acelerada e praticamente nenhuma pausa são ingredientes perigosos e que nos fazem sentir que o tempo nunca é suficiente.

Cinco dicas para 2025 passar mais devagar:

1) Carpe Diem – vá atrás de novas atividades:

Quando aprendemos e vivenciamos experiências novas e marcantes criamos memórias mais vívidas que nos trazem a percepção de que o tempo passou mais devagar ou que o aproveitamos melhor.

2) Não se esqueça de relembrar:

Fazer uma retrospectiva, pontuar os acontecimentos e relembrar fatos e conquistas são estratégias que nos ajudam a ter uma perspectiva mais otimista da passagem do tempo. Funcionam como marcadores e nos ajudam a reconhecer o quanto fizemos.

3) Foco:

É importante estar presente, ter foco nos seus objetivos, não tentar fazer coisas demais e, principalmente, tudo ao mesmo tempo. Saiba o que realmente é importante e inegociável para você a cada momento e procure direcionar sua atenção para isso.

4) Metas claras, objetivas e sucintas:

Para ter foco é preciso se planejar e conseguir acompanhar o seu progresso. Por isso, defina metas menores, factíveis e fáceis de monitorar. Com essa estratégia você tem mais chance de sucesso e evita a sensação de estagnação.

5) Diminua o uso da tecnologia:

Celulares e redes sociais são um dos maiores ladrões de tempo do ser humano atualmente. Permita que o tédio e o ócio encontrem espaço na sua rotina e evite preencher todo e qualquer vazio com a tecnologia.

Imagem de destaque - TV A Folha
Anuncio