O município de Chapecó, no Oeste de Santa Catarina, foi atingido por um tornado na manhã deste sábado (19). Pelo menos 60 casas sofreram danos, mas não há registros de feridos. A Defesa Civil está trabalhando no atendimento às pessoas afetadas e na apuração dos prejuízos.
De acordo com os meteorologistas Piter Scheuer e Ronaldo Coutinho, o fenômeno foi causado pela formação de “núcleos convectivos explosivos”, que provocaram danos tanto em Chapecó quanto em localidades vizinhas. Os especialistas explicam que a ocorrência foi favorecida pelo deslocamento rápido de uma frente fria. Núcleos convectivos explosivos são formações de nuvens que crescem de maneira acelerada e intensa, resultando em fortes temporais e chuva significativa.
A Defesa Civil de Chapecó relatou que caíram árvores na região e um aviário foi destruído. A área norte do município foi a mais impactada pelo tornado. Servidores municipais estão realizando a desobstrução de estradas afetadas, enquanto o órgão trabalha na elaboração de laudos técnicos necessários para procedimentos como o acionamento de seguros.
Equipes da Guarda Municipal e do Corpo de Bombeiros estão atendendo à população, distribuindo lonas e prestando suporte emergencial nas áreas atingidas.