Terremoto no Brasil? Google emite alerta de terremoto e câmeras registraram tremores

Imagem de destaque - Rascunho automático
Compartilhar

Através do centro de Sismologia da USP (Universidade de São Paulo), foi confirmado nesta sexta-feira (16) um terremoto com magnitude de 4 graus no município de Iguape (SP), litoral da maior cidade do Brasil, São Paulo.

Imagem: Folha de São Paulo

O Google emitiu um alerta, sinalizando a ocorrência  para os moradores da região.

Image

O tremor pode ser sentido em um raio de 100 km às 8h22 da manhã, câmeras registraram o momento em diversos lugares. Confira o vídeo a seguir:

Segundo Informações do Jornal A Folha de São Paulo, a Defesa Civil esteve no local, mas não houve relatos de vítimas ou danos materiais.

“Abalos sísmicos entre 3,5 e 5,4 costumam ser percebidos, mas não geram danos estruturais. Neste caso, foi sentido no Vale do Ribeira. Há relatos de pessoas que tenham sentido na região de Sorocaba. A Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros não receberam nenhum chamado para vítimas ou abalos estruturais em edificações e, nenhuma dessas regiões”. O tenente Maxwell ainda informou ao jornal referido, que “não há consenso no sentido de possa haver tsunami”.

Brasileiros através das redes sociais compartilharam preocupações acerca do ocorrido, mas como não houve grandes danos e como bons brasileiros aproveitaram o momento para fazerem “memes”.

MAS E AÍ? PODE HAVER TERREMOTO NO BRASIL?

grátis Ilustração Do Mapa Foto profissional

O Brasil é um país que não está localizado em uma zona sísmica ativa, o que significa que terremotos são eventos raros por aqui. No entanto, isso não significa que o país esteja completamente livre de terremotos. O Brasil está situado na borda leste da Placa Sul-Americana, que é uma das maiores placas tectônicas do mundo. Essa placa faz fronteira com outras placas tectônicas, como a Placa de Nazca e a Placa Africana, que estão em constante movimento.

Imagem: Brasil Escola UOL

Os terremotos ocorrem quando essas placas tectônicas se movem e liberam energia na forma de ondas sísmicas. Embora o Brasil esteja localizado em uma região de baixa atividade sísmica, ainda há a possibilidade de que ocorram terremotos no país. No entanto, a probabilidade de um terremoto de grande magnitude é muito baixa.

É importante lembrar que terremotos são eventos imprevisíveis e raros no Brasil. As autoridades competentes estão constantemente monitorando a atividade sísmica no país e tomando as medidas necessárias para garantir a segurança da população.

 

 

Imagem de destaque - TV A Folha