Secretário da Saúde de Palmas destaca que as pessoas devem ficar atentas devido o aumento nos casos da COVID-19 no município

Compartilhar

Com o aumento nos casos da COVID, o Governo do Estado através da secretaria Estadual de Saúde divulgou a Resolução nº 786/2022, onde revoga outra Resolução a de nº 243, de (29) de março de 2022, que estabelece medidas para o uso de máscaras de proteção no enfrentamento da emergência de saúde pública decorrente da pandemia da COVID-19.

Sobre essa questão o secretário de Saúde de Palmas, Rafael Barboza, comentou que o mês de novembro está sendo atípico com baixas temperaturas e por isso vem causando problemas respiratórios nos munícipes, “somado a isso, tivemos dois feriados prolongados e as pessoas aproveitaram para viajar. Novamente, Santa Catarina é o epicentro da pandemia, então, os palmenses que foram para as cidades deste Estado devem ficar atentas aos sintomas, pois, os casos constatados em Palmas foram de quem viajou”, destacou o secretário e disse que há vários dias não eram constatados casos da COVID no município, mas depois disso ocorreu aumento substancial.

Ele também citou sobre a UBS do bairro Hípica que não teve atendimento na terça-feira pela manhã para ser feita a desinfecção, pois. parte da equipe foi contaminada. “Na parte da tarde os atendimentos foram retomados com os profissionais que não foram contaminados”, argumentou ele e também esclareceu que a contaminação é uma variante nova, a BQ1, uma mutação da Ômicron, “é uma cepa com alta taxa de transmissibilidade, mas, as pessoas que estão o esquema vacinal completo, mesmo que se contamine tem os sintomas mais leves. O apelo às pessoas que não fizeram a 3ª dose que façam o mais rápido possível e para quem fez há mais de quatro meses já pode fazer a 4ª dose, nossa única forma de combate é a vacina que estão disponíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) e na Upinha, para as crianças de 6 meses a 3 anos, já foi iniciada a vacinação com a Pfizer Baby”.

Barboza também esclareceu que o setor de Epidemiologia esta atento ao número de casos, “atendendo a Recomendação os profissionais estão utilizando máscaras e também que as gestantes, idosos e quem tem comorbidade que utilizem a mesma, pois, faz o bloqueio do vírus. Estamos analisando os casos no município e se aumentar iremos tomar outras medidas para diminuir essa propagação da contaminação”, pontuou o secretário.

Anuncio