Desde a segunda-feira (24), os alunos da escola municipal Pequeno Anjo, no bairro Eldorado, estão convivendo com uma nova realidade no quesito segurança com a instalação de uma Porta com Detector de Metal.
A diretora da escola municipal Pequeno Anjo, Luamara Deitos, esclareceu que a entrada das crianças pela Porta é para dar, mais segurança em sala de aula. “Acredito que este novo item agregado em nossa escola vai enriquecer a segurança do local”, disse ela e informou que aproximadamente a instituição tem 220 alunos.
Pontuou também que os professores foram orientados para fornecer algumas informações que os alunos devem seguir ao passar pela nova Porta. “Os pais também foram orientados. Também vale destacar que a Prefeitura sempre cuida da segurança dos alunos e dos profissionais da escola”.
A diretora Administrativa da Secretaria de Educação, Luciana Teixeira, comentou que está sendo desenvolvido Projeto Piloto com a Porta Detectora de Metal. “A empresa de Caxias do Sul, ofertou menor preço através de uma dispensa de licitação. Até o momento a porta não apresentou nenhum problema, o custo foi de R$ 11.540,00. Caso dê tudo certo será feita uma licitação para serem colocadas nas 24 instituições de ensino do município”.
“Tem escolas que os alunos levam até faca, com a porta vou me sentir mais seguro”, alertou o aluno do 5º Ano, Carlos.
Portas
As portas giratórias com detector de metais são equipamentos de segurança utilizados em locais de acesso público, com o objetivo de apontar a presença de objetos metálicos nas pessoas que passam por elas. A porta, permite a passagem de uma pessoa por vez. Os detectores de metal são incorporados à estrutura da porta e emitem um sinal sonoro ou visual caso objetos metálicos sejam detectados.