A ROTAM (Ronda Ostensiva Tático Móvel), unidade da Polícia Militar do Paraná (PMPR) que atua no combate à criminalidade violenta, como roubos, sequestros, homicídios e ações terroristas, auxiliou na segurança e patrulhamento durante a XIV Expo Palmas, realizada de (07 a 10), no Parque de Exposições Luiz Fernando Abreu Ferreira (Pé Vermelho).
Segundo o comandante da ROTAM da 12ª Cia Indep da Polícia Militar de Palmas, 2º Ten Ziegler, o efetivo contou com aproximadamente 25 policiais todos os dias, com reforço do 3º Batalhão de Pato Branco e do 21º Batalhão de Francisco Beltrão, que também auxiliaram nos trabalhos. “O evento foi integralmente coberto pelo policiamento. Claro que a gente procura concentrar o efetivo onde tem mais recorrência, como nos maiores shows, quando adentra o início da madrugada. Estivemos com quatro equipes ROTAM, mais o efetivo ordinário, garantindo a segurança do evento”, comentou.
Ainda de acordo com Ziegler, os policiais são treinados e capacitados para atuarem em situações de risco, garantindo a segurança da população. Durante a abordagem, na entrada do Parque, foram retidas várias facas, caracterizadas como arma branca e passível de Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO), encaminhando os indivíduos para as providências cabíveis.
A Constituição Federal atribui duas funções essenciais às Polícias Militares: o policiamento ostensivo e a preservação da ordem pública. Funções desempenhadas com êxito pela 12ª Cia Indep da Polícia Militar de Palmas não apenas na Expo Palmas, mas todos os dias.