Pesquisar
Close this search box.

Região sudoeste tem novos inspetores do Crea-PR eleito

Imagem de destaque - Rascunho automático
Compartilhar

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR) finalizou o processo eleitoral iniciado em junho passado e que definiu os inspetores que atuarão no período de (01) de janeiro de 2024 a (31) de dezembro de 2026. Na Regional Pato Branco, que compreende os municípios do sudoeste do Paraná, foram eleitos 17 inspetores (veja o box). Somando as oito Regionais do Crea-PR, 191 inspetores exercerão mandato nos próximos três anos.

O gerente da Regional Pato Branco do Crea-PR, engenheiro civil Diogo Colella, observa que, com a eleição, busca-se garantir a representatividade de profissionais qualificados nas Engenharias, na Agronomia e nas Geociências, fortalecendo a atuação do Conselho e promovendo a excelência na fiscalização e no desenvolvimento da profissão.

“Os inspetores desempenham um papel fundamental na supervisão e orientação dos profissionais registrados, bem como na fiscalização do exercício das profissões e, por consequência, visando a proteção da sociedade. Eles também representam o Crea em comissões, em grupos locais, diversos fóruns e se envolvem em ações de apoio e de valorização profissional”, detalha Diogo, acrescentando que a função de inspetor é voluntária e está prevista em lei.

Letícia Giacomin, 27 anos, engenheira civil de Francisco Beltrão, está entre os inspetores eleitos. Atual coordenadora do Comitê Mulheres da Associação dos Engenheiros e Arquitetos do Sudoeste do Paraná (Sudenge), será sua primeira experiência como inspetora do Crea-PR, na Inspetoria de Francisco Beltrão.

“As mulheres ainda são minoria entre os profissionais das Engenharias e a intenção é representá-las. Estou com muita disposição para aprender sobre o Crea e, também, levar o lado profissional das mulheres na construção civil. Tenho ainda a intenção de apresentar a Engenharia Civil para os jovens que estão em fase de decidir uma carreira profissional e participar de projetos com a comunidade”, adianta Letícia.

Lucas Machado Reckziegel, 31 anos, engenheiro-agrônomo de Ampére, foi eleito como inspetor da Inspetoria de Realeza. Na atual gestão, que encerra em 31 de dezembro deste ano, ingressou como inspetor especial indicado pela Associação de Engenheiros Agrônomos de Francisco Beltrão (AEA-FB) e acabou assumindo o cargo no final de 2022. Atualmente inspetor-chefe da Inspetoria de Realeza do Crea-PR, Lucas pretende aproveitar essa primeira experiência para o próximo mandato.

“O Crea é mais do que uma autarquia de fiscalização, é também responsável pela representatividade dos profissionais. Como atuo em vários municípios da região, estou sempre envolvido no segmento. A Agronomia tem um papel fundamental no desenvolvimento regional. É sempre importante trocar informações com colegas profissionais e até levar reivindicações ao Conselho, para fortalecer a classe e para valorizar o desenvolvimento profissional”, comenta Lucas Reckziegel.

 Imprensa: Antônio Menegatti.

Inspetores eleitos no Sudoeste

Inspetoria de Francisco Beltrão

Jhuly Caroline Biava, engenheira agrônoma;

Cesar Rubert, engenheiro de segurança do trabalho;

Letícia Giacomin, engenheira civil;

Diego Faenello, engenheiro eletricista;

Marcelo Miguel Tibes Peluso, engenheiro mecânico;

Marco Antonio Bau de Carli, engenheiro químico.

Inspetoria de Palmas

Daniel Cesca da Silva, engenheiro-agrônomo;

Keury Fabris Marcon, engenheira de segurança do trabalho;

Barbara Meurer, engenheira civil.

Inspetoria de Pato Branco

Luiz Paulo Oro Daltoé, engenheiro-agrônomo;

Ivan Carlos Chiamulera, engenheiro de segurança do trabalho;

Rafael Fonte Moretto, engenheiro civil;

Diogo José Kohut, engenheiro eletricista;

William Cesar de Souza Pollonio Machado, engenheiro químico.

Inspetoria de Realeza

Lucas Machado Reckziegel, engenheiro-agrônomo;

Barbara Carolina Daltoé Maccarini, engenheira civil;

Matheus Henrique Seitz, engenheiro mecânico.

 

Profissionais serão premiados pelo Crea-PR

O Crea-PR também divulgou os escolhidos para o Prêmio Destaque Profissional 2023. Três profissionais do sudoeste do Paraná estão entre os 24 que receberam a premiação, durante o 49º Encontro Paranaense de Entidades de Classe (EPEC), em Foz do Iguaçu, nos dias (25), (26) e (27) de outubro.

Confira os premiados da região.

Educador Destaque – Alvaro Boson de Castro Faria

Engenheiro florestal, mestre e doutor pela UFPR, professor nas áreas de política, ética, legislação e proteção florestal na UTFPR – campus Dois Vizinhos.

Carreira Destaque – Alceu Luiz Assmann

Engenheiro Agrônomo, coordenador regional de pesquisa no Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná – Iapar-Emater (IDR-Paraná), em Pato Branco.

Profissional Destaque – Daniel Damin

Engenheiro eletricista, gerente administrativo de projetos na Flessak Eletro Industrial, em Francisco Beltrão.

Sobre o Crea-PR

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná, criado no ano de 1934, é uma autarquia responsável pela regulamentação e fiscalização dos profissionais das áreas das engenharias, agronomias e geociências. Além de regulamentar e fiscalizar, o Crea-PR também promove ações de orientação e valorização profissional por meio de termos de fomentos disponibilizados via Editais de Chamamento.

 

Imagem de destaque - ALEP
Imagem de destaque - TV A Folha