Promotor de justiça cobrou providências sobre as péssimas condições de trafegabilidade da PRC-280

Compartilhar
erinéia

O promotor de Justiça da Comarca de Palmas, Dr José de Oliveira Jr., instaurou Inquérito Civil para apurar o estado de abandono da PRC-280, no trecho entre Palmas e o trevo da BR-153. Segundo o documento, o Departamento de Estradas de Rodagem (DER) é o responsável, bem como, a empresa que venceu o processo licitatório para a recuperação da mencionada rodovia, se tratando do Consórcio Sanches Tripoloni — Consol.

O Consórcio encaminhou ofício ao Superintendente Regional Leste do DER, Rui Cezar de Quadros Assad, informando que a operação tapa-buracos da via já foi executada em mais de 50% e deverá ser concluída em cerca de duas semanas. A nota esclarece ainda que o trabalho está demorado devido as constantes chuvas que vem ocorrendo na região.

O Consórcio informou ainda que o contrato está em andamento com prazo para conclusão em 16/07/2022, compreendendo a restauração do pavimento existente com a tecnologia Whitetopping, ou seja, placas de concreto com espessura mínima de 22 cm.

Recuperação

Segundo informou o engenheiro do DER, Paulo Melani, na quarta-feira (03) teve início a recuperação da pista, processo este que deve ser feito antes da colocação das placas de concreto (Whitetopping). “Paralelo a este trabalho está sendo feita a reciclagem do acostamento, posteriormente, para serem apoiadas as placas. A expectativa é de que na outra semana se inicie a colocação do concreto”, afirmou o engenheiro.

 

Siga e Pare

Na quarta-feira também começou o Controle de Tráfego Siga e Pare, devido a estes trabalhos que devem permanecer por cerca de 6 meses a 7 meses.

Dilema 

No dia (09) de setembro, o governador Carlos Massa Ratinho Júnior fez o lançamento da pedra fundamental da pavimentação em concreto rígido de um trecho de 59,55 quilômetros da PRC-280. A rodovia é o principal corredor logístico do Sudoeste paranaense.

O investimento é de R$ 107,4 milhões e faz parte do Avança Paraná, programa da Secretaria de Estado da Infraestrutura e Logística que utiliza recursos financiados pelo Banco do Brasil e pela Caixa Econômica Federal.

Ligação

A PRC-280 é a principal via de ligação entre as regiões Oeste, Sudoeste e a Capital paranaense, além de incorporar o tráfego de Santa Catarina, veículos que entram no Brasil vindos da Argentina e do Uruguai. Considerada o corredor do Sudoeste, a rota é utilizada para escoamento de produção agrícola, da indústria madeireira e de celulose.

De acordo com estudo de tráfego, passam pelo trecho, diariamente, mais de 1.800 veículos pesados, como ônibus e caminhões, além de carros de passeio. A maior parte da obra se concentrará no perímetro de Palmas.

Fonte: AEN/Redação.

 

Imagem de destaque - TV A Folha
Anuncio