A Secretaria de Estado da Educação (Seed-PR) está promovendo nesta quarta e quinta-feira (21 e 22) a primeira edição de 2025 da Prova Paraná. A avaliação abrange turmas do 2º e 5º anos do Ensino Fundamental I, do 6º ao 9º anos do Fundamental II e do 1º ao 3º anos do Ensino Médio da rede estadual e das redes de ensino de 397 municípios que aderiram ao programa criado pelo Governo do Paraná. Ao todo, mais de 1,1 milhão de estudantes estão participando.
A Prova Paraná faz parte do Sistema de Avaliação da Educação Básica do Paraná (Saep) e tem como objetivo diagnosticar a aprendizagem nas redes públicas do Estado. Os resultados da avaliação são utilizados por professores, equipes gestoras, a Seed-PR e secretarias municipais para orientar estratégias pedagógicas que garantam avanços no ensino e aprendizagem, conforme os direitos previstos nos documentos curriculares do Estado.
Na Educação Especial, a participação está garantida com condições diferenciadas para estudantes com deficiência. São disponibilizadas provas ampliadas e superampliadas, em Braile, além de vídeos em Libras e outras adaptações que assegurem acessibilidade e inclusão total dos alunos.
Para apoiar a preparação dos estudantes, a Seed-PR disponibiliza materiais pedagógicos, como guias e matrizes de descritores, na página oficial do programa. “A Prova Paraná é mais um instrumento que veio para garantir a qualidade do ensino público do Paraná”, afirmou o secretário de Educação, Roni Miranda. “A partir dela conseguimos diagnosticar, corrigir e aprimorar ainda mais as estratégias pedagógicas da rede pública de ensino”.
As provas seguem o formato impresso e estão divididas em dois cadernos, aplicados em dois dias. O Caderno 1 abrange os componentes curriculares de Língua Portuguesa e Matemática. O Caderno 2 varia conforme a etapa de ensino. Para os anos finais do Ensino Fundamental, são cobradas Ciências, Geografia, História e Língua Inglesa. Já no Ensino Médio, os conteúdos incluem Filosofia, Biologia, Física, Química, Sociologia, Educação Financeira, Pensamento Computacional, entre outros, com variações conforme os Itinerários Formativos. No caso do 2º ano do Ensino Fundamental, o Caderno 1 avalia Língua Portuguesa e o Caderno 2 é focado em Matemática.
A Seed-PR desenvolveu o aplicativo “Corrige” para facilitar a correção dos gabaritos da Prova Paraná. A ferramenta está disponível para dispositivos Android. Na rede estadual, o acesso é permitido para diretores, diretores auxiliares, pedagogos, secretários e docentes. Nas redes municipais, a utilização do aplicativo é liberada para usuários previamente cadastrados pelas Secretarias Municipais de Educação.