Nos dias (22) e (29) de setembro, as alunas do curso de Agente Cultural do Programa Mulheres Mil, oferecido pelo IFPR no campus Palmas, participaram de atividades práticas voltadas à produção de chás e ao uso de plantas medicinais. As oficinas, parte do componente curricular “Plantas, Ervas e Curas”, foram ministradas pelas docentes Ieda Cristina Schleger e Mariana da Silva Azevedo.
Durante as aulas, as estudantes trouxeram relatos e amostras de plantas comumente utilizadas em preparos medicinais em suas comunidades. As plantas foram identificadas cientificamente, promovendo um intercâmbio de saberes tradicionais. Além disso, as alunas aprenderam sobre boas práticas de preparação de chás e rotulagem dos produtos.
Os professores destacaram a importância do registro das espécies de plantas utilizadas, tanto para a preservação do conhecimento tradicional transmitido entre gerações quanto para a valorização da cultura popular regional. Essa documentação contribui para a consolidação dos saberes locais sobre o uso de plantas medicinais.
As alunas pertencem a diversas comunidades, incluindo comunidade indígena, os quilombos Adelaide Maria Batista, Castorina Maria da Conceição e Tobias Ferreira, bem como à ocupação urbana Marieli Franco e dos bairros Lagoão e Eldorado. As atividades realizadas nas últimas semanas reforçam o compromisso do Programa Mulheres Mil com a valorização das práticas culturais e o empoderamento das mulheres nas comunidades.