Paulo Litro debate com ministro de Minas e Energias sobre apagão e medidas preventivas

erinéia
Compartilhar

O deputado federal Paulo Litro (PSD) realizou audiência nesta terça-feira (16) com o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, para debater sobre o recente apagão que atingiu diversas regiões do país essa semana e em apenas dez minutos, causou uma queda de 25,9% da carga do sistema elétrico brasileiro.

“O ministro ressaltou que foi um fato isolado e que não há problema na geração de energia no país. Já estão investigando o motivo para evitar que uma situação similar se repita no futuro”, destacou Paulo Litro.

O apagão, que foi registrado a partir das 8h41 desta segunda-feira, resultou em uma queda da carga de 83,8% na região Norte; 44,4% na região Nordeste 19% no Sudoeste-Centro-Oeste e 15,5% na região Sul, que foi a menos atingida.

De acordo com o Governo Federal, a causa do problema foram dois eventos simultâneos, um no Ceará e outro em um ponto do sistema ainda não identificado, que resultaram em uma reação em cadeia que afetou o restante do sistema.

“Conforme nos relatou o ministro, houve um erro de programação em uma usina no Ceará e estão apurando o motivo de ter causado uma reação em todo o país, bem como verificando se foi um erro doloso ou culposo”, ressaltou Paulo Litro.

Parque Eólico

Durante a reunião, o deputado também abordou a questão da ampliação do Parque Eólico no Paraná, no sudoeste do Paraná.

“Os campos de Palmas são propícios para a captação de energia eólica e a ampliação da atual estrutura, além de garantir energia limpa e renovável, representará um grande impulso para a economia local”, disse Paulo Litro.

Também participaram da reunião os deputados federais Gabriel Nunes (PSD-BA) e Filipe Barros (PL-PR).

TV A Folha