Após a passagem de uma nova frente fria no domingo (29), a chuva persistiu nesta segunda-feira (30) em várias regiões do Paraná. Em seguida, uma massa de ar frio começou a avançar sobre o estado. De acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), a noite de segunda-feira será mais fria que o amanhecer, e o frio seguirá intenso na terça-feira (1º) e quarta-feira (2). Apesar disso, diferentemente da semana anterior, não são esperados recordes de temperaturas mínimas. No entanto, o clima chuvoso e ventoso deverá intensificar a sensação de frio.
Na madrugada de domingo, com a chegada da frente fria, foram registradas rajadas de vento de 59,7 km/h em Santa Maria do Oeste, localizada na região central do estado. Os maiores volumes de chuva no domingo ocorreram em Palmas, no Sul, com 23,2 mm, e Pato Branco, no Sudoeste, com 20,6 mm. Palmas também registrou a menor temperatura diária de 7,5°C, enquanto a mais alta foi em Cerro Azul, onde os termômetros chegaram a 30,2°C.
Nesta segunda-feira, o vento já havia enfraquecido durante a madrugada. Até as 8h, os maiores acumulados de chuva se concentraram em Santo Antônio da Platina, no Norte Pioneiro, que registrou 12,8 mm em apenas 30 minutos entre 7h e 7h30, e Guaraqueçaba, no Litoral, com 11,6 mm. A menor temperatura até esse horário foi de 5,5°C em Palmas, embora as temperaturas mais baixas do dia ainda devam ser registradas à noite, especialmente no Sul do estado, devido à chegada da massa de ar frio. Chuvas fracas a moderadas são esperadas de forma isolada no Noroeste, Norte, Campos Gerais e Leste, enquanto nas regiões Oeste e Sudoeste o sol deve aparecer entre nuvens.
“Nesta segunda, ainda chove em grande parte do estado, mas com ênfase do Leste ao Norte paranaense. Mesmo assim, são chuvas muito localizadas e que não têm um acumulado muito expressivo. Apenas entre a Capital e as praias é que chove com mais intensidade”, explica Lizandro Jacobsen, meteorologista do Simepar.
O resfriamento mais intenso está previsto para terça-feira (1º). Segundo o Alerta Geada, serviço realizado desde 1995 em parceria com o Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-PR), há previsão de geada fraca no Sudoeste e em algumas cidades do Oeste, enquanto a intensidade será moderada a forte no Sul do estado. O objetivo do serviço é alertar a população e agricultores com antecedência de 24h, 48h ou 72h sobre a formação de geadas.
“Na terça-feira, as temperaturas mais baixas serão registradas no Sudoeste e Centro-Sul, com possibilidade de temperaturas negativas e formação de geadas. Já entre os Campos Gerais, Região Metropolitana de Curitiba e o Litoral, o tempo segue fechado, com nebulosidade densa, vento, garoa e chuvisco ocasional, o que agrava a sensação térmica de frio”, complementa Jacobsen.
A quarta-feira (2) também será marcada pelo frio, mas sem previsão de geadas. Entre os destaques estará a baixa amplitude térmica nesses dois dias. Em Curitiba, as temperaturas na terça-feira devem variar entre 7°C e 10°C, e na quarta-feira entre 6°C e 8°C. Em Ponta Grossa, nos Campos Gerais, os termômetros irão de 9°C a 12°C na terça e de 8°C a 10°C na quarta. Já em Matinhos, no Litoral, a temperatura variará entre 12°C e 14°C na terça, e entre 11°C e 13°C na quarta.
“Nas demais localidades do estado, o frio não será suficiente para a formação de geadas. As madrugadas podem registrar temperaturas inferiores a 10°C, mas dificilmente os termômetros marcarão valores abaixo de 5°C”, pontua Jacobsen.
A partir de quinta-feira (4), as temperaturas máximas devem subir gradativamente, trazendo tardes mais agradáveis em todo o Paraná.