Paraná se destaca com 500 km de rodovias de concreto e investimento de R$ 3,1 bilhões

Paraná se destaca com 500 km de rodovias de concreto e investimento de R$ 3,1 bilhões
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Os projetos adotados no Paraná se inspiram nas estradas mais eficientes do mundo. Ao todo, são 18 trechos de rodovias em diversas fases de execução – planejamento, licitação, andamento ou concluídos –, representando, até o momento, cerca de R$ 3,1 bilhões em aportes financeiros.

O investimento do Governo do Paraná em rodovias de concreto chegou nesta metade de 2025 a 500 km. Quatro obras ainda não entram nessa conta porque estão em processo de planejamento ou licitação, com o orçamento sigiloso.

As obras estão espalhadas em todo o Paraná: no Sudoeste são 140 quilômetros de concreto na PRC-280; na região central, a PRC-466 está sendo duplicada de Guarapuava a Pitanga; no Litoral, a novidade é a duplicação em concreto da ligação entre Matinhos e Praia de Leste; e na Grande Curitiba, a duplicação da Rodovia dos Minérios e a pavimentação da ligação entre Mandirituba e São José dos Pinhais.

A adoção do pavimento rígido traz benefícios como maior durabilidade, com vida útil de pelo menos o dobro do flexível, de asfalto: 20 anos contra 10 anos. “Implementamos esse programa de maneira inédita no Paraná. Rodovias em concreto eram um sonho distante e agora estão presentes no dia a dia de algumas regiões fundamentais para a nossa economia. É um investimento mais seguro, mais rápido e que faz do Estado exemplo nacional”, afirmou o governador Carlos Massa Ratinho Junior.

Os projetos no Paraná foram inspirados em estradas alemãs e americanas. “Como um Estado forte na produção agrícola e industrial, fomos buscar as melhores soluções de infraestrutura adotadas pelo mundo. As estradas de concreto são opções mais duradouras e que aguentam melhor o tráfego pesado”, disse o secretário de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex.

Além da durabilidade, as rodovias de concreto oferecem custos menores de manutenção, já que não apresentam deformações ou buracos com o tempo, ao contrário das vias asfaltadas. Intervenções no piso rígido ocorrem mais espaçadamente e são geralmente simples e pontuais. Isso reduz a necessidade de contratos de manutenção recorrentes, como ocorre com o asfalto. Além disso, o concreto proporciona maior aderência, diminui riscos de aquaplanagem, tem melhor visibilidade à noite e reduz a temperatura nas pistas, aumentando a segurança dos motoristas.

Uma das técnicas utilizadas no Paraná é o whitetopping, em que uma camada de concreto é aplicada sobre uma base pré-existente de asfalto. O trecho entre General Carneiro e Palmas, na PRC-280, foi o primeiro do Estado concluído nessa técnica, em março de 2023. Segundo o diretor-presidente do DER/PR, Fernando Furiatti, “o DER do Paraná se tornou uma referência nacional quanto a obras de restauração em concreto pela técnica whitetopping. A excelente qualidade do pavimento, o melhor custo-benefício, as vantagens ambientais, todos esses fatores trazem delegações de outros estados ao Paraná, para conhecerem nosso trabalho e verem de perto os resultados”.

Estão na lista do DER/PR três trechos da PRC-280 em whitetopping. Foram concluídos os trechos de Palmas, com 59,55 km ao custo de R$ 155 milhões, e de Palmas a Clevelândia, com 45 km e investimento de R$ 188 milhões. Em andamento estão os 37,49 km entre Palmas e Clevelândia, que devem ser entregues em novembro.

O trajeto entre Guarapuava e Lidianópolis, pela PRC-466, é o que mais possui etapas programadas. Atualmente, estão em andamento trechos ligando Guarapuava, Palmeirinha, Turvo e Pitanga, totalizando 84 km de duplicação em concreto. O investimento chega a quase R$ 948 milhões. Outros dois trechos devem conectar Pitanga a Manoel Ribas e, futuramente, Manoel Ribas a Lidianópolis, com projeto que inclui whitetopping, faixas adicionais, drenagem e áreas para paradas de ônibus rodoviários.

Outro destaque é a duplicação da Rodovia dos Minérios (PR-092), em Almirante Tamandaré e Curitiba, que era aguardada há 30 anos. A primeira etapa foi entregue em outubro de 2024, com 4,74 km entre os dois municípios ao custo de R$ 152 milhões. A segunda etapa já está em execução e compreende 1,28 km, com investimento de R$ 50,7 milhões. A terceira, de 8,3 km, aguarda finalização do processo de licitação.

Na PR-180, o trecho entre Goioerê e Quarto Centenário está em andamento com previsão de entrega em julho. São 11,13 km de whitetopping com investimento de R$ 65,8 milhões. O projeto inclui alargamento das faixas de tráfego, implantação de terceiras faixas, acostamentos, correção de curvas acentuadas e construção de três novas interseções em nível.

Imagem de destaque - TV A Folha