Papai Noel participou de evento da Pastoral da Criança e distribuiu presentes

Papai Noel participou de evento da Pastoral da Criança e distribuiu presentes
Foto: Divulgação
Compartilhar
erinéia

A Pastoral da Criança da Paróquia do bairro Lagoão atende as comunidades da Vila Operária, Frei Galvão, Vila Rural e Pitanga. No sábado (07/12), foi realizado o trabalho de pesagens das crianças, bem como, a distribuição de doces e presentes, em uma das comunidades, com a presença do Bom Velhinho. Este espaço foi cedido pela Capela Nossa Senhora das Graças, no bairro Vila Operária.

A coordenadora da Pastoral, Nely Mendes Didoné, explicou que esse momento é para celebrar a vida, com a pesagem e a medição das crianças. “Estes dados automaticamente são transmitidos pelo aplicativo para a sede da instituição em Curitiba”, disse ela e mencionou que na Vila Operária são atendidas em torno de 40 crianças. ”No total são assistidas em torno de 250 crianças. Todo esse trabalho inicia a partir da gestação da mãezinha. É feita a visita e o cadastramento, com o nascimento do neném segue este trabalho. Caso não seja feito no início, o cadastro e acompanhamento da criança é até aos 6 anos de idade”.

Aplicativo

Acrescentou também que as informações para o aplicativo são enviadas com filmagens e outros dados para a sede da Pastoral da Criança, em Curitiba. ”Automaticamente, com essas informações tem-se a noção se a criança está no padrão, abaixo do peso ou obesa. Depois disso, são repassadas todas as recomendações que a Líder da Pastoral explica para a mãe”, pontuou a coordenadora e acrescentou que além desse trabalho também é desenvolvido o projeto “Pastoral das Gestantes”, com as mães carentes, “elas participam e fazem o enxoval do bebê, toalhinha de boca, toalhinha de banho, etc”.

Líderes

Noely destacou que são 12 líderes que trabalham com essas famílias e nos encontros são distribuídos lanches para as crianças. “O valor para este lanche é através do aplicativo Peso e Medida, com um valor simbólico para o acompanhamento de cada criança. A remuneração não é muito, por isso contamos com a solidariedade da população. Quando se fala em Pastoral da Criança, a receptividade é grande, muito bem vista pela comunidade. Sempre quando precisamos para o lanche das crianças conseguimos tudo”, ressaltou.

Investimento

A coordenadora destacou ainda que a Pastoral precisa de recursos para melhorar o espaço cedido pela Capela Nossa Senhora das Graças. “O local não é adequado, é pequeno, mas, fazemos a celebração da vida assim mesmo. Através de um projeto que fizemos ganhamos uma verba da cooperativa de crédito, Cresol para investir. Só que não dá nem para o começo da obra, estamos pedindo solidariedade das pessoas, que nessa época do Natal o povo pense bem e nos ajude”, justificou e argumentou que este evento foi para as duas comunidades.

Dificuldade

“Temos a dificuldade de novas líderes por ser um trabalho voluntário. Porém, peço que abracem essa causa. Não só aqui no Frei Galvão, mas, nas outras comunidades.  Quem quiser fazer esse trabalho, ser uma líder, pode entrar em contato e se dirigir a sede da Pastoral da Criança, em uma sala na Paróquia Nossa Senhora Aparecida, no bairro Lagoão, nas terças e quinta, das 14h às 17h”.

Coordenadora da Pastoral, Nely Mendes Didoné com Papai Noel na Distribuição dos presentes

Imagem de destaque - TV A Folha
Anuncio