Mostra Cultural Pedagógica da Consciência Negra foi realizada no Colégio Estadual Quilombola de Palmas

Compartilhar

Na terça-feira (19), foi realizada na quadra do Colégio Estadual Quilombola Maria Joana Ferreira, a XV Mostra Cultural Pedagógica da Consciência Negra, com a temática ”Eco dos Quilombolas: Uma história de Resistência’. O evento foi em alusão ao Dia da Consciência Negra, comemorado dia (20) de novembro.

Ocorreram diversas apresentações artísticas, exposição do artesanato retratando a história do povo africano. Também participaram os indígenas. Além da comunidade quilombola Adelaide Maria Trindade Batista, participaram, Castorina Maria da Conceição (Fortunato) e Tobias Ferreira (Pitanga).

A Professora de Português e Eletiva de Artesanato, Mirian Marcondes Fortunato, comentou sobre o artesanato africano, diversificado com a participação de vários professores, trabalhando as matérias o ano todo. “Não fugimos das nossas raízes para que nossos alunos carreguem os sonhos dos nossos ancestrais”, relatou ela e justificou que essa data é muito importante para todos, especialmente, para os quilombolas, trazendo a conscientização do não preconceito e do não racismo.

Enfatizou também que os trabalhos são confeccionados baseados na cultura africana chamando a atenção dos visitantes.

A coordenadora, Auriane Boeze da Silva Moreira, destacou sobre a reflexão que deve ser feito com os trabalhos durante o ano com os estudantes, os professores e a comunidade. “Devemos refletir quem foi Zumbi, quais foram suas lutas e o que estamos dando continuidade”, revelou e destacou que nesta edição da Mostra Cultural existe número maior de trabalhos e apresentações se comparando ao ano passado.

Salientou ainda a participação dos alunos dos colégios de outros municípios da região Sudoeste do Paraná.   

Imagem de destaque - TV A Folha