Pesquisar
Close this search box.

Moradores do Pedregulho, em CDS, terão água potável

Imagem de destaque - Rascunho automático
Compartilhar

Nem mesmo a chuva e a falta de energia elétrica impediram a realização de uma importante reunião com os moradores da comunidade Pedregulho, em Cel Domingos Soares, no último dia (18). Representantes do governo municipal e da Sanepar explanaram acerca da implantação de sistema de abastecimento de água na localidade, obra aguardada a anos pela comunidade, que sofre com a falta d’água em tempos de estiagem.

Com a presença do prefeito Jandir Bandiera, do vice-prefeito Liomar Bringhentti, dos vereadores Professor Castanha e Professor Anderson, do assessor da diretoria da Sanepar, Roboão Senegaglia, do diretor do departamento de Infraestrutura e Engenharia, João Maria dos Santos, da assessora jurídica da municipalidade, Dra Daiana Chiot, e da engenheira civil da Prefeitura, Keury Fabris Marcon, foi confirmada a obra, que faz parte do Programa de Saneamento Rural e terá investimento de aproximadamente R$ 400 mil, sendo R$ 118.791,32 de contrapartida municipal, contemplando 51 ligações domiciliares com água potável através do sistema de abastecimento de água tratada. Os recursos foram viabilizados pelo presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, Ademar Traiano, por solicitação do prefeito, ainda em 2021.

De acordo com Senegaglia, o intuito é ofertar água potável às famílias da comunidade Pedregulho através do sistema de abastecimento, onde através de Associação os próprios moradores ajudarão a fiscalizar e a manter o fornecimento de água para todos, fazendo o tratamento da água, informando irregularidades, entre outros.

Segundo o prefeito, esta obra vai proporcionar mais dignidade, saúde e qualidade de vida aos moradores. “Quando me propus a ser prefeito foi para melhorar o nosso município e a vida das pessoas, da cidade e do campo, e essa obra é a concretização de mais um sonho, de mais um compromisso que o Lio e eu assumimos com os moradores do Pedregulho. Quero aproveitar para agradecer ao deputado Ademar Traiano por intermediar a liberação desses recursos, e ao nosso governador Ratinho Junior pelo apoio ao nosso município”, comentou Bandiera, ressaltando que a Prefeitura construirá a “casa de química” e fornecerá o poste de luz, serviços de retroescavadeira e mão de obra necessários.

Para a presidente eleita da Associação d’Água da Comunidade Pedregulho, criada e aprovada na referida reunião, Cleuza Furquim, a obra é um sonho de todos os moradores que vai beneficiar várias famílias. “A maioria pega água de outros terrenos, então como faz tempo que foi pedida essa água estão todos felizes, porque devido a ter esquentado demais o sol todos temos medo de ficar sem água. Pra nós será uma benção de Deus!”, relatou a moradora.

O Termo de Compromisso entre município e Sanepar foi assinado em 28 de novembro de 2023 e a expectativa é que os trabalhos iniciem o mais breve possível.

Associação d’Água

Na oportunidade, foram repassadas informações aos moradores sobre a execução do programa, suas fases e benefícios e foi criada a Associação d’Água da Comunidade, com a leitura e aprovação do regimento interno, elaboração do estatuto e eleição dos membros, que ficaram definidos da seguinte forma:

Presidente: Cleuza Furquim

Vice-presidente: Márcio dos Santos Matias

Secretária/Tesoureira: Adriana Borges

Conselho Fiscal

Membros titulares: Marcelo Matias, Davi Ribeiro e Jocelino da Luz Leal

Membro suplente: Lucas dos Santos

P.M.C.D.S.

Imagem de destaque - ALEP
Imagem de destaque - TV A Folha