O Ministério da Educação (MEC) divulgou nesta terça-feira (1º) os nomes dos pré-selecionados na lista de espera do Programa Universidade para Todos (Prouni) do primeiro semestre de 2025. O resultado pode ser acessado online por meio do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, na aba do ProUni, utilizando o Cadastro de Pessoa Física (CPF) e a senha da conta Gov.br.
O Prouni oferece bolsas de estudo integrais (100%) e parciais (50%) em cursos de graduação de instituições de ensino superior privadas. O programa é voltado para estudantes brasileiros que ainda não possuem diploma de nível superior. Todo o processo é gratuito e as informações oficiais estão disponíveis nos canais do MEC.
Os candidatos pré-selecionados na lista de espera devem comparecer à instituição de ensino privada escolhida entre os dias 1º e 11 de abril, para comprovar as informações declaradas no momento da inscrição. A instituição define se a entrega da documentação será presencial ou virtual. Segundo o edital do Prouni 2025/1, os documentos exigidos incluem identificação do candidato e dos membros do grupo familiar, comprovantes de residência, onde cursou o ensino médio, rendimentos, e, se for o caso, comprovações de separação, divórcio, óbito dos pais, condições de deficiência ou vínculo como professor da educação básica.
O acesso às bolsas integrais (100%) é garantido aos candidatos com renda familiar bruta mensal de até um salário mínimo e meio por pessoa, atualmente no valor de R$ 2.277. Já para as bolsas parciais (50%), é necessário comprovar renda familiar bruta mensal per capita de até três salários mínimos, equivalente a R$ 4.554. As instituições podem definir requisitos complementares de acordo com suas normas.
Nesta primeira edição do Prouni em 2025, foram ofertadas 338.444 bolsas distribuídas entre 403 cursos em 1.031 instituições privadas de ensino em todo o Brasil. Do total, 203.539 bolsas são integrais e 134.905 são parciais. O programa registrou 1,5 milhão de inscrições, considerando que cada candidato pôde disputar em até dois cursos.
Na primeira chamada desta edição, foram pré-selecionados 197.080 candidatos, enquanto a segunda chamada contemplou 86.373 estudantes. Desde sua criação, há 20 anos, o Prouni já beneficiou mais de 3,4 milhões de estudantes em todo o país.