MEC prorroga prazo para solicitação de isenção e justificativa de ausência no Enem 2025

MEC prorroga prazo para solicitação de isenção e justificativa de ausência no Enem 2025
MEC
Compartilhar
erinéia

O Ministério da Educação (MEC), por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), anunciou a prorrogação do prazo para solicitação de isenção da taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025. O período, que anteriormente terminaria na sexta-feira, 25 de abril, foi estendido até o dia 2 de maio. A mudança também se aplica para as justificativas de ausência da edição de 2024 do exame. No entanto, os prazos para recursos e divulgação de resultados permanecem os mesmos.

Confira o cronograma atualizado:

– Solicitação de isenção da taxa/Justificativa de ausência: 14 de abril a 2 de maio
– Resultado das solicitações de isenção da taxa/Justificativa de ausência: 12 de maio
– Período de recursos: 12 a 16 de maio
– Resultado dos recursos: 22 de maio

Mesmo após a confirmação da isenção, será necessário realizar a inscrição para o exame, em um período que o MEC divulgará posteriormente.

**Isenção** – O pedido de isenção deve ser realizado na Página do Participante, por meio do login único do Gov.br. A gratuidade é destinada a pessoas que se enquadram nos seguintes critérios:

– Estudantes do 3º ano do ensino médio em escolas públicas no ano de 2025.
– Participantes do programa Pé-de-Meia.
– Estudantes que cursaram todo o ensino médio em escolas públicas ou como bolsistas integrais em escolas particulares.
– Inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (Cadúnico), cujas famílias possuam renda mensal de até três salários mínimos ou renda per capita de até meio salário mínimo.

Para os candidatos que faltaram aos dois dias de prova do Enem 2024, será necessário justificar a ausência para poder participar da edição de 2025 gratuitamente.

**Enem** – O Exame Nacional do Ensino Médio é uma avaliação do desempenho escolar ao fim da educação básica, consolidando-se, ao longo de mais de 20 anos, como a principal maneira de acesso ao ensino superior no Brasil. As notas do Enem são utilizadas no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), no Programa Universidade para Todos (Prouni), no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e por instituições públicas e privadas de ensino superior, como critério de seleção principal ou complementar.

Além disso, o Enem também é aceito por diversas universidades em Portugal, graças a convênios firmados entre essas instituições e o Inep, facilitando o acesso de brasileiros interessados em cursar o ensino superior naquele país.

Imagem de destaque - TV A Folha
Anuncio