Entre os dias 28 de maio e a primeira semana de junho, as manhãs no Paraná devem registrar mínimas próximas de zero grau. Há também chance de temperaturas negativas no extremo Sul, Centro-Sul e Sudeste do Estado. Antes do frio intenso, o Paraná poderá enfrentar pancadas de chuva e temporais com rajadas de vento.
O Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) está monitorando a chegada de uma massa de ar polar que, a partir de 27 de maio, deve afetar significativamente o clima no Estado. Até o momento, a menor temperatura registrada pelo Simepar em 2025 foi de 4°C, em Palmas, às 7h do dia 29 de abril. Várias frentes frias já passaram pelo Paraná, reduzindo gradativamente as temperaturas, mas a previsão é de uma queda mais acentuada com o avanço da massa polar.
“A frente fria prevista para a próxima semana vai atravessar o Estado rapidamente e tem características continentais, que devem trazer uma queda de temperatura mais abrangente por todas as regiões paranaenses”, explica Leonardo Furlan, meteorologista do Simepar. “Na sua retaguarda, uma massa de origem polar também avança, trazendo uma queda ainda mais acentuada nas temperaturas”, complementa.
Na faixa Norte do Paraná, que tem registrado dias mais quentes, as mínimas podem cair para cerca de 4°C. No entanto, nas regiões Sul, Centro-Sul e Sudeste, as temperaturas ficarão ao redor de zero grau ou até abaixo disso. O frio intenso deve ser acompanhado de tempo seco, o que aumenta o risco de geada.
Segundo Furlan, “existe um risco alto para a geada principalmente nas faixas Sul, Centro-Sul, Sudeste e Sudoeste. O risco se estende com moderada intensidade para as regiões Noroeste e Norte do Estado. Na metade Sul do Paraná podem ocorrer geadas de forte intensidade”. A precisão da previsão deve aumentar conforme a data se aproxima, sendo recomendável o acompanhamento do Alerta Geada, disponível na página inicial do site do Simepar (www.simepar.br).
O Alerta Geada é uma parceria entre o Simepar e o Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-PR), funcionando desde 1995. Ele fornece informações sobre locais e intensidade das geadas com até 72 horas de antecedência, permitindo maior preparo, especialmente para os agricultores.
O Simepar conta com 120 estações meteorológicas telemétricas automáticas espalhadas pelo Estado, além de três radares meteorológicos e cinco sensores de descargas atmosféricas. Os dados fornecidos pelo Simepar apoiam órgãos como a Coordenadoria da Defesa Civil e a Secretaria do Desenvolvimento Sustentável, auxiliando nas respostas a cenários climáticos extremos, desde chuvas intensas e alagamentos até incêndios e secas.
Para informações detalhadas sobre as condições meteorológicas em cada um dos 399 municípios do Paraná, o Simepar disponibiliza atualizações diárias em seu site. É possível acessar dados sobre previsões de chuva, temperaturas mínimas e máximas, umidade do ar e vento, com detalhamentos por hora para os dois dias seguintes.
O Simepar recomenda que a população acompanhe as previsões e os boletins, que são atualizados constantemente devido às mudanças dinâmicas das condições atmosféricas. Informações adicionais e explicações técnicas também estão disponíveis nas redes sociais e no canal de WhatsApp do Simepar, sempre com a análise de meteorologistas que contextualizam as alterações climáticas para todo o Paraná.