Pesquisar
Close this search box.

Livro sobre Frei Policarpo será lançado em dezembro

Imagem de destaque - Rascunho automático
Compartilhar

Será lançado no dia (07) de dezembro, na Unidep, em Pato Branco, o livro Frei Policarpo Por Todos Nós, uma produção independente da jornalista Marilena Chociai. O livro apresenta a vida e a obra de Frei Policarpo Berri, ofm, sacerdote da Paróquia São Pedro Apóstolo de Pato Branco, que faleceu em 2020. Além da pesquisa histórica, o livro reúne depoimentos de pessoas que conviveram com o franciscano. Apresenta a trajetória de um homem à frente do seu tempo e que, por suas virtudes e bênçãos, é considerado Santo por uma legião de fiéis.

Escrever sobre a história de Frei Policarpo não estava nos planos da jornalista, que já havia produzido um documentário sobre a vida dele para a televisão.

A inspiração para o livro, segundo ela, chegou poucos dias depois do falecimento, quando visitou a sepultura, localizada dentro da Matriz de Pato Branco. “Ao entrar na Igreja, senti uma energia muito intensa e chorei bastante. Imediatamente, um pensamento muito claro me veio à cabeça: agora você tem que fazer o livro. Foi como uma mensagem. E naquele dia, em frente ao túmulo de Frei Policarpo, interpretei aquela mensagem como uma missão”, conta.

Marilena explica que apesar de ter se mudado para Curitiba, sem questionar, começou a se organizar e se preparar para contar a história de Frei Policarpo em um livro. “Os dias que vieram depois foram inspiradores. As palavras de luz de Frei Policarpo e de Frei Nelson Rabelo sempre surgiram nos momentos de dúvida, aflição ou insegurança. Todos os dias rezei, pedi inspiração e discernimento diante de uma tarefa de tamanha responsabilidade”, lembra.

Desde o início do trabalho até a finalização da diagramação do livro, mais de três anos se passaram. Foram reunidos mais de 80 depoimentos, com entrevistas realizadas de forma presencial e também online, em função da pandemia de Covid-19.

A narrativa do livro começa no dia em que o sacerdote faleceu e a com a comoção que tomou conta da cidade. Segue com o histórico familiar de Frei Policarpo, sua ida para o seminário, os estudos, influências e o caminho que percorreu até chegar ao sudoeste do Paraná. Em Pato Branco, aponta o envolvimento do padre com as comunidades, a educação, a cultura, as artes e a Igreja. O livro mostra ainda questões pessoais, a saúde e o jeito simples de ser e viver. Apresenta o lado empreendedor de Policarpo junto aos meios de comunicação e sua influência no desenvolvimento de uma região. Registra as homenagens e condecorações que Frei Policarpo recebeu. Aborda também a questão da santidade de um padre que, por suas virtudes e bênçãos consideradas milagrosas, é chamado de Santo por muitos devotos.

É importante registrar que esta obra não tem a pretensão de ser uma biografia, mas sim, de contar de uma forma didática, com fontes oficiais e relatos do próprio sacerdote e de pessoas que conviveram com ele, um pouco da história e da vida do franciscano. O livro tem 250 páginas e será disponibilizado nos formatos impresso, e-book e áudio livro.

Frei Policarpo Berri

Natural de Rodeio (SC), Frei Policarpo Berri foi um sacerdote admirado pelas virtudes que cultivou. Deixou a casa dos pais aos 11 anos para estudar e se tornar padre. Em 1956 foi designado de Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil para a Paróquia São Pedro Apóstolo, em Pato Branco, onde construiu uma história de fé, obras, caridade, bênçãos e empreendedorismo. Visionário, consolidou uma rede de veículos católicos de comunicação com o propósito de evangelizar e mais, levar informação, educação e cultura para as pessoas que não tinham acesso. O sacerdote tinha uma disposição natural para fazer o bem e espalhar a paz. Dotado de uma fé inabalável, era visto pela comunidade como uma alma virtuosa. “Ele era o verdadeiro franciscano”, dizem. Na vida, no jeito de se portar e vestir, de conversar, na humildade, na simplicidade, na forma de descomplicar e de mediar conflitos. A caridade era outra característica marcante. Fazia o bem a quem quer que precisasse e nutria uma grande afeição pela comunidade onde viveu. Com memória e intuição admiráveis, tornou-se conselheiro de empresários e políticos. As bênçãos de Frei Policarpo, procuradas por gente de todos os cantos do país, eram consideradas milagrosas. Abençoar era seu dom e alegria. Não por acaso, após a sua morte, o sacerdote foi oficialmente declarado pelo Executivo Municipal como Protetor da Cidade de Pato Branco. Frei Policarpo faleceu em 04 de outubro de 2020, aos 96 anos. Os atos fúnebres mobilizaram toda a comunidade, apesar das restrições da pandemia de Covid-19.

Marilena Chociai

A jornalista Marilena Chociai é natural de Curitiba. Formada em Comunicação Social Jornalismo pela Fadep – Faculdade de Pato Branco (Unidep). Pós-graduada em Telejornalismo pelo Centro Universitário FAG de Cascavel. Fez especialização em Realização de Documentário pela EICTV – Escola Internacional de Cinema e TV de Cuba e Mestrado em Comunicação e Produção Audiovisual pela Universidade Europeia do Atlântico, da Espanha. Trabalhou na Rede Celinauta de Comunicação (TV Sudoeste), em Pato Branco, de 1992 a 2018, onde exerceu as funções de repórter de rádio e TV, apresentadora e editora-chefe de jornalismo. Atualmente é produtora na TV Educativa do Paraná, em Curitiba.

O livro Frei Policarpo Por Todos Nós é o terceiro grande projeto da jornalista voltado para o legado dos frades franciscanos em Pato Branco. Além deste livro, dirigiu e roteirizou os documentários Policarpo, Homem de Fé, sobre Frei Policarpo Berri e Nelson Franciscano, sobre Frei Nelson Rabelo, em coprodução da Fundação Cultural Celinauta/ TV Sudoeste.

Serviço

Lançamento do livro Frei Policarpo Por Todos Nós. Data: 07 de dezembro de 2023.

Local: Unidep – Novo Miniauditório. Rua Benjamin Borges dos Santos, 1100 – Bairro Fraron, Pato Branco (PR). Horário: 19h30.

Contato: [email protected] / WhatsApp (46)999166540 Facebook: Frei Policarpo Por Todos Nós Blog: www.freipolicarpoberri.blogspot.com Ï% Confirmar presença até 01.12.23 pelo WhatsApp (46)999166540.

Imagem de destaque - ALEP
Imagem de destaque - TV A Folha