Jornais do Paraná conhecem projeto Queijarias de Araucária

erinéia
Compartilhar

Os representantes de mais de vinte jornais do Estado que estiveram em Araucária no sábado, (02), aproveitaram sua estada na cidade para conhecer um projeto legitimamente araucariense: o de regularização da produção artesanal de queijos e outros derivados de leite.

Jornais do Paraná conhecem projeto Queijarias de Araucária

Esses jornais vieram a Araucária para participar de um encontro da Associação dos Jornais e Revistas com Portais do Interior do Paraná (ADJORI/PR) e, a convite da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (SMAG), conheceram a Queijaria Beija-Flor, localizado na região de Roça Nova.

A produção de queijos e outros derivados de leite no local é comandada pelo casal Cristina Rendak Patyk e Luiz Carlos Patyk, que apresentaram aos jornais sua rotina de trabalho e como o programa Queijarias Araucária os ajudou. “A gente sempre trabalhou com queijo, mas sempre de maneira informal, agora – com o apoio da Prefeitura – conseguimos legalizar a nossa produção, com as licenças necessárias para comercializarmos nossos queijos em qualquer lugar do país”, comentou Cristina.

Idealizado pela Secretaria Municipal de Agricultura, o projeto Queijarias de Araucária tem ainda o apoio do IDR e do SENAR. “O nosso objetivo com esse trabalho é regularizar a produção artesanal de queijos e outros derivados de leite por produtoras e produtores rurais no município, atendidos pelo programa de inseminação artificial de bovinos leiteiros e de sanidade animal, executado pela SMAG, através do Serviço de Inspeção Municipal, para permitir sua comercialização nas feiras municipais e dentro do circuito de agroturismo da região, trazendo novas oportunidades para a agricultura familiar”, explicou Dayane Navarrete Stall, secretária de Agricultura.

Renata Kubaski de Araújo, veterinária da Secretaria de Agricultura e responsável pelo projeto de regularização das queijarias artesanais de Araucária, explicou aos representantes de jornais que o projeto iniciou em 2022, com quatro participantes. “Atualmente cerca de dez produtoras são atendidas pelo projeto, acompanhadas a cada passo do processo de fabricação do queijo: da higiene no preparo e escolha de matéria-prima de qualidade, adequação das instalações, rotulagem até o armazenamento do produto”, contou.

Entre as queijarias participantes estão a Queijaria Bom Paladar, localizado em Lagoa Suja; Queijaria PMHG, em Formigueiro; Queijaria Chácara dos Quero-Queros, no Botiatuva; Queijaria Beija-Flor, no Roça Nova; Queijaria Pôr-do-sol, no Roça Velha; Queijaria Siedeliski, em Mato Dentro; Queijaria Dona Laurita; no Tietê e Queijaria Da Cecília, em Rio Abaixo.

Visita

Entre os jornais que conheceram o projeto Queijarias Araucária estão A Folha do Sudoeste, Novo Tempo, Jornal Hoje Centro Sul, Jornal da Cidade, Jornal Noroeste, Jornal O Trombeta, Jornal da Fronteira, Jornal O Regional, Jornal Rio Mafra Mix, Jornal O Pioneiro, Folha de Palotina, Folha do Norte, Gazeta da Cidade, A Folha de Irati, Gazeta de Palmeira, A Tribunal Regional da Lapa, Gazeta de Pinhais, Gazeta Metropolitana, Tribuna dos Mananciais, Jornal Impacto, além do anfitrião da reunião, que foi o Jornal O Popular.

Quer saber mais?

Se você gostaria de conhecer um pouco melhor o projeto Queijarias de Araucária, entre em contato com a Secretaria de Agricultur por meio do telefone 41 3614-7532.

TV A Folha