Inscrições para o programa Ganhando o Mundo 2026 encerram em 24 de abril

Inscrições para o programa Ganhando o Mundo 2026 encerram em 24 de abril
Arnaldo Neto/AEN
Compartilhar
erinéia

Faltam pouco mais de 20 dias para o encerramento das inscrições para o Ganhando o Mundo 2026, considerado o maior programa de intercâmbio estudantil do Brasil. Estudantes da rede estadual do Paraná têm até o dia 24 de abril para se inscrever no processo seletivo, que levará 1.200 alunos para estudar, durante um semestre letivo, em escolas da Austrália, Canadá, Irlanda, Nova Zelândia e Reino Unido. A iniciativa é promovida pelo Governo do Paraná em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (Seed-PR) e representa uma oportunidade de crescimento acadêmico e profissional.

Podem participar do programa estudantes matriculados na 1ª série do Ensino Médio que tenham concluído o 9º ano na rede estadual em 2024 e que atendam aos critérios do edital. A seleção será realizada em duas etapas: a inscrição e a classificação, que levará em consideração o histórico acadêmico dos candidatos e sua participação em programas educacionais da rede estadual. Além disso, o processo inclui cotas destinadas a estudantes beneficiários do Bolsa Família, promovendo maior inclusão.

“A experiência vai muito além da sala de aula: os selecionados têm a oportunidade de viver em outro país, aprimorar o inglês, conhecer novas culturas e desenvolver autonomia e liderança”, afirmou o secretário de estado da educação, Roni Miranda. Os interessados podem fazer a inscrição pelo site do programa e devem conferir os requisitos do edital para garantir a participação.

Os 1.200 estudantes selecionados embarcarão rumo aos países de destino em 2026. Até o momento, cerca de 10 mil alunos já realizaram a inscrição. As vagas estão distribuídas da seguinte forma:

– Canadá – 500 vagas
– Austrália – 200 vagas
– Nova Zelândia – 200 vagas
– Irlanda – 150 vagas
– Reino Unido – 150 vagas

Criado em 2019, o Ganhando o Mundo já beneficiou mais de 2.500 estudantes da rede estadual de ensino do Paraná, além de diretores e professores. “É o maior programa de intercâmbio do País, que dá a oportunidade para o jovem, muitas vezes de famílias humildes, conhecer um país diferente, estudar lá e aprender uma nova língua. Isso tem mudado a vida de milhares de estudantes”, destacou Roni Miranda.

“O Ganhando o Mundo é um dos programas mais transformadores da educação paranaense. Ele abre portas para que os estudantes ampliem seus horizontes, tenham contato com novas culturas e aprimorem o domínio da língua inglesa, fatores que contribuem diretamente para o seu crescimento profissional”, acrescentou o secretário.

Com um investimento de mais de R$ 500 milhões, o programa cobre passagens aéreas, bolsa-auxílio, emissão de passaportes e todo o suporte necessário para os estudantes beneficiados realizarem a viagem ao Exterior com segurança e estrutura.

Imagem de destaque - TV A Folha
Anuncio