Pesquisar
Close this search box.

IFPR Campus Palmas retorna com as aulas hoje

Imagem de destaque - IFPR Campus Palmas retorna com as aulas hoje
Imagem de destaque - Rascunho automático
Compartilhar

Após assinatura de acordos com o Governo Federal no dia 27 de junho e de Assembleia Geral, docentes e servidores técnicos administrativos em Educação do IFPR decidem encerrar a greve

Foram assinados no dia 27 de junho, os acordos entre o Governo Federal e os sindicatos nacionais que representam docentes e técnicos administrativos em Educação da Rede Federal de Ensino. As assinaturas eram elementos condicionantes para que os servidores em greve na Rede Federal retornassem às atividades.

A diretora-geral do Campus Palmas, Graciela Gehlen, em entrevista ao jornal a folha, afirmou que as aulas retornam no dia 1 de julho e que devido à suspensão do calendário acadêmico realizada pelo IFPR como um todo, também está sendo necessário um olhar cuidadoso para a (re)organização e cronograma do nosso ano letivo, confira a reportagem a seguir:

No Instituto Federal do Paraná, servidoras e servidores decidiram, no dia 28/06, por meio de assembleia, decretar o fim da greve que se iniciou em 25 de março, durando, portanto, pouco mais de três meses. No total, foram 906 votos a favor, 30 abstenções e 173 votos contrários ao encerramento do movimento paredista, totalizando 1109 votantes.

O Reitor do IFPR, professor Adriano Willian da Silva Viana Pereira, comentou sobre o encerramento da greve:

“Durante este processo de greve, sempre estivemos dispostos a realizar o diálogo com o Movimento Grevista, com o Sindicato que representa os trabalhadores na Instituição e com toda a comunidade acadêmica do IFPR. Também levamos as pautas reivindicatórias deste Movimento  ao Governo Federal, através do nosso Conselho, o Conif, e agora, com o encerramento da greve estaremos trabalhando junto aos campi para que o retorno das atividades letivas aconteça com tranquilidade, segurança e que a reposição dos dias letivos garanta a qualidade dos nossos processos pedagógicos. Desejamos um ótimo retorno às atividades a todo o IFPR”, disse.

Retomada das atividades e fim da suspensão do calendário acadêmico.

Conforme decisão do Conselho Superior do IFPR que suspendeu o calendário acadêmico em 01 de maio, a retomada das atividades nos campi do IFPR terá efeito imediato após o encerramento da greve, não havendo necessidade, portanto, de nova consulta ao colegiado para que isso ocorra. Uma vez que a votação na assembleia-geral dos servidores do Instituto no dia de hoje decidiu pelo fim da greve, as atividades nos campi podem ser retomadas sem qualquer prejuízo já na próxima segunda-feira (01).

Reposição de dias paralisados e retomada de calendário acadêmico.

O retorno às atividades nos campi do IFPR significa também a retomada do calendário acadêmico. As reposições dos dias letivos parados serão negociadas caso a caso em cada um dos campi do Instituto, preservando-se a autonomia dos calendários locais e garantindo, dessa forma, que cada campus possa adequar o número de dias a serem trabalhados no calendário de reposição de forma compatível com o calendário civil.

As reposições do trabalho e dos dias letivos serão pautadas pelos Termos de Acordos assinados entre os Sindicatos e o Governo Federal. Uma reunião entre o Sindiedutec (sindicato que representa servidoras e servidores do Instituto) e a Reitoria do IFPR para tratar dessa pauta está agendada para o próximo dia 01 de julho. 

Com informações Instituto Federal do Paraná

Imagem de destaque - ALEP
Imagem de destaque - TV A Folha