Um homem de 38 anos, que estava desaparecido há mais de dois anos, foi encontrado pela Polícia Civil nesta terça-feira (13). Ele havia sido visto pela última vez em 27 de outubro de 2022, nas proximidades de sua residência no bairro Cajuru, em Curitiba.
Segundo o Instituto de Identificação do Paraná da PCPR (IIPR), ele foi localizado ao comparecer ao órgão para solicitar a Carteira de Identidade Nacional (CIN). Durante a verificação dos dados do indivíduo, os policiais civis identificaram um boletim de ocorrência que registrava o seu desaparecimento. A família foi notificada sobre a situação e, no reencontro, estiveram presentes suas irmãs e o cunhado.
A Polícia Civil reforça a orientação de que desaparecimentos devem ser comunicados imediatamente, sem a necessidade de aguardar 24 horas para registrar o boletim de ocorrência. Esse registro é essencial para que as buscas sejam iniciadas. Boletins de ocorrência de adolescentes e adultos desaparecidos podem ser feitos pela internet no portal da PCPR. Em casos envolvendo crianças, porém, é obrigatório registrar o desaparecimento em uma delegacia da PCPR devido à maior vulnerabilidade.
Os familiares devem fornecer fotografias recentes da pessoa desaparecida e informações como o horário, o local do desaparecimento e as roupas usadas no momento. Esses dados são fundamentais para agilizar as investigações e aumentar as chances de localização. Assim que o caso é registrado, a PCPR divulga imagens e informações relacionadas ao desaparecimento, o que é considerado essencial para o sucesso das buscas.
A população também pode colaborar com informações sobre o paradeiro de pessoas desaparecidas. As denúncias podem ser feitas de forma anônima pelos números 197, da PCPR, ou 181, do Disque-Denúncia.