Governo conclui modernização da PRC-280 com 140 quilômetros de concreto

Governo conclui modernização da PRC-280 com 140 quilômetros de concreto
Lucy Souza - TVA.
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Governador Carlos Massa Ratinho Junior entregou o trecho final de 37 quilômetros da rodovia entre Pato Branco e Clevelândia, com investimento de R$ 180,9 milhões. Foi o terceiro lote de restauração da PRC-280, antes considerada a pior rodovia do Paraná.

O governador Carlos Massa Ratinho Junior inaugurou na quarta-feira (16) o terceiro e último lote da restauração em concreto da PRC-280, entre Pato Branco e Clevelândia. Foram investidos R$ 180,9 milhões pelo Governo do Estado nesta etapa para a recuperação de pouco mais de 37 quilômetros. Com os dois outros lotes já entregues são 140 quilômetros revitalizados, transformando o que antes era considerada a pior rodovia do Paraná em referência para o País.

 “Um dia de muita alegria estar em Palmas, fiz questão de desembarcar no aeroporto e percorrer de carro até Pato Branco, para vistoriar e entregar à população o trecho pronto em concreto. Quando assumi o governo era a pior rodovia do Estado, estava acabada com muitos acidentes e mortes. Me prontifiquei em tomar uma solução, e hoje inauguramos o último trajeto, dessa importante rodovia da região Sudoeste do Paraná”, destacou Ratinho Junior.

“Buscamos o que havia de mais tecnológico e inovador no mundo e hoje entregamos uma rodovia de 140 quilômetros, toda feita em concreto com a tecnologia whitetopping, que tem uma base muito mais robusta para suportar o peso de grandes cargas que transitam pelo Sudoeste”, acrescentou.

“Além de ser um grande produtor na parte industrial e no agronegócio, o Sudoeste também é um corredor logístico para quem vem do Oeste do Paraná, de Santa Catarina e de outras regiões do Brasil, cruzando o Estado até o Porto de Paranaguá. Essa rodovia é uma artéria fundamental e já está contribuindo com a diminuição de acidentes, trazendo mais segurança e impulsionando ainda mais o crescimento dessa região”, finalizou Ratinho Junior.

Palmas

O Prefeito de Palmas, Daniel Langaro, também participou da solenidade. “O povo do sudoeste lhe agradece imensamente, o senhor faz, não promete”, assinalou o gestor público.

Logística 

Justamente pensando em melhorar a logística do Sudoeste que a técnica whitetopping foi escolhida, utilizando o asfalto já existente para ser aproveitado como base para a execução do pavimento de concreto. Na prática, o método garante vida útil de 20 anos, o dobro da durabilidade em relação ao asfalto. Como consequência, o custo de manutenção é menor; oferece mais segurança em frenagens, evitando derrapagens; e lida melhor com a drenagem de água da chuva.

O Departamento de Estradas de Rodagem (DER/PR), autarquia vinculada à Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (SEIL), foi o responsável pela administração e fiscalização da obra, concluída cerca de quatro meses antes do prazo final, de novembro deste ano. “Essa rodovia é um símbolo para o Paraná e se tornou referência para o País. Estamos tocando outras rodovias por toda a região justamente porque a PRC-280 demonstrou eficiência e mais segurança, ou seja, o novo modelo introduzido aqui deu certo”, explicou o secretário da SEIL, Sandro Alex.

Para o secretário de Estado das Cidades, Guto Silva, a restauração da PRC-280 era não só um sonho, mas também uma necessidade para alavancar ainda mais o desenvolvimento da região.

“Estamos falando de uma rodovia com enormes dificuldades de pavimentação. Infelizmente, muitas pessoas perderam a vida nessa rodovia e, desde o primeiro momento, o governador foi muito assertivo em buscar uma solução. Nosso coração está transbordando de alegria, porque sabemos que essa rodovia trará dignidade, oferecerá condições reais de competitividade para o Sudoeste, conectando a região com outros eixos industriais e rodoviários”, ressaltou Guto Silva.

Obra

O trecho final da restauração da PRC-280 tem extensão de 37,49 quilômetros e liga o perímetro urbano de Pato Branco até o trevo com a Avenida Nossa Senhora da Luz, em Clevelândia, passando pelo município de Mariópolis. A partir de Pato Branco até Marmeleiro a rodovia integra o Lote 6 das concessões rodoviárias, administrado pela EPR Iguaçu.

As faixas de rolamento medem 3,50 metros de largura, com acostamentos de 2,50 metros em ambos os lados da pista, exceto nos segmentos com terceiras faixas, implantadas nos pontos mais críticos da rodovia, oferecendo mais segurança aos usuários em ultrapassagens. As placas de concreto possuem uma espessura de aproximadamente 22 centímetros.

Além do pavimento já finalizado, a empresa está realizando serviços complementares, como melhorias no sistema de drenagem de águas, plantio de grama nos espaços ao lado da pista, novas sinalizações horizontal e vertical e implantação de dispositivos de segurança viária, como tachas refletivas e defensas metálicas.

A PRC-280 é uma rodovia antiga, de pista simples com segmentos de terceiras faixas. O volume diário médio de tráfego pode chegar a até oito mil veículos nos pontos de maior movimento, principalmente de caminhões de carga, escoando a produção agropecuária e também transportando produtos da indústria extrativista e de transformação.

O primeiro lote da rodovia foi entregue em março de 2023, ligando o Trevo Novo Horizonte e Palmas, com investimento de R$ 107 milhões. Em dezembro do ano passado, foi a vez do trecho entre Palmas e Clevelândia, com aporte de R$ 188,5 milhões. Com a entrega do terceiro lote nesta quarta-feira entre Clevelândia e Pato Branco, o Governo do Estado completa cerca de 140 quilômetros, com investimento total de R$ 476,4 milhões.

Rodovias em concreto

A PRC-280 foi a primeira rodovia do Paraná a contar com a técnica de whitetopping. Desde então, o Governo do Estado tem realizado uma série de obras estratégicas utilizando o método que é referência em países como Estados Unidos e Alemanha.

Ao todo, são 18 trechos de rodovias em diversas fases de execução – planejamento, licitação, andamento ou concluídos –, consolidando o Estado com o maior programa de rodovias de concreto do Brasil. Até o momento, foram realizados cerca de R$ 3,1 bilhões em aportes financeiros em cerca de 500 quilômetros. Quatro obras ainda não entram nessa conta porque estão em processo de planejamento ou licitação, com o orçamento sigiloso.

Presenças

Participaram da inauguração o vice-governador Darci Piana; a secretária estadual da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa, Leandre Dal Ponte; o chefe da Casa Militar, coronel Marcos Tordoro; o diretor-presidente do DER/PR, Fernando Furiatti; o diretor-presidente do Instituto Água e Terra, Everton Souza; o presidente da Jucepar, Marcos Rigoni; o conselheiro do Tribunal de Contas do Estado, Augustinho Zucchi; o presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, Alexandre Curi; os deputados estaduais Adão Litro, Luis Corti, Luiz Fernando Guerra e Wilmar Reichembach; o diretor Superintendente do Sebrae/PR, Vitor Roberto Tioqueta; prefeitos e demais autoridades locais.

Foto: Divulgação
Imagem de destaque - TV A Folha