Fumaça branca anuncia escolha do novo papa no Vaticano após quatro escrutínios

Fumaça branca anuncia escolha do novo papa no Vaticano após quatro escrutínios
Compartilhar
erinéia

Um novo papa foi escolhido no Vaticano nesta quarta-feira. Às 13h08 (horário de Brasília), uma fumaça branca subiu das chaminés da Capela Sistina, sinalizando ao mundo que a Igreja Católica Apostólica Romana já conta com um novo líder, definido após quatro rodadas de votação.

A identidade e a nacionalidade do 267º papa ainda são desconhecidas. O anúncio oficial será feito pelo cardeal protodiácono, Dominique Mamberti, que surgirá na sacada da Basílica de São Pedro para proclamar o tradicional ‘Habemus Papam!’ (‘temos um papa’, em latim). Na sequência, o novo pontífice fará sua primeira aparição pública como líder da Igreja Católica e realizará a bênção ‘urbi et orbi’ (à cidade e ao mundo) para os fiéis presentes.

A escolha do sucessor foi feita 17 dias após a morte do papa Francisco. O 266º líder da Igreja Católica faleceu no dia 21 de abril em decorrência de um acidente vascular cerebral (AVC) e insuficiência cardíaca, aos 88 anos de idade. No conclave, 133 cardeais participaram da votação para eleger o novo papa. Dois religiosos, com menos de 80 anos e aptos a votar, não compareceram por problemas de saúde.

De acordo com as regras estabelecidas pela Constituição Apostólica Universi Dominici Gregis, o novo papa foi eleito com pelo menos dois terços dos votos. Considerando os 133 cardeais presentes, o escolhido recebeu, no mínimo, 89 votos. Conforme o rito do conclave, o candidato eleito respondeu às perguntas: ‘Aceita tua eleição canônica para Sumo Pontífice?’ e ‘Como quer ser chamado?’. Após aceitar e escolher seu nome como novo líder da Igreja, o papa teve um momento reservado na chamada ‘sala das lágrimas’, localizada à esquerda do altar maior da Capela Sistina, abaixo da obra ‘Juízo Final’ de Michelangelo. Esse espaço é tradicionalmente usado para reflexão e oração antes da primeira aparição pública do pontífice.

Sete cardeais brasileiros participaram do conclave: Dom Paulo Cezar Costa, 57 anos, Dom Leonardo Ulrich Steiner, 74, Dom Odilo Scherer, 75, Dom Jaime Spengler, 64, Dom Sérgio da Rocha, 65, Dom Orani Tempesta, 74, e Dom João Aviz, 77.

Imagem de destaque - TV A Folha