Explosão da bateria de celular provoca susto e desmaio em técnico

Imagem de destaque - Rascunho automático
Compartilhar

A explosão da bateria de um celular em uma loja de Assistência Técnica, em Palmas, foi divulgada pelo proprietário, Michel Logan. No vídeo, fica visível o momento do fato, que espalhou chamas no corpo do técnico que fazia a manutenção do aparelho. Posteriormente, ocorre o desmaio, fato que não foi registrado pelas câmeras de segurança.

 

Para a equipe de reportagem do Jornal A Folha do Sudoeste e TV A, Logan, relatou que faz reparos em aparelhos celulares (iPhone e Smarthpones) e na terça-feira (15), iria fazer a troca da bateria de um aparelho, “é uma ação corriqueira, falhei em uma situação, não utilizei a máscara e o óculos de proteção. Não havia nenhum indício de inchaço na bateria, em 08 anos que temos a assistência foi a primeira vez que ocorreu um fato dessa maneira. O aparelho foi aberto, verificada a bateria, iniciados os procedimentos normais para a troca, porém, um outro profissional havia trocada a bateria e não colocou uma fita adesiva que é o correto. Eu, ao manuseá-la, a mesma explodiu no meu braço e alcançou meu rosto. Nesse momento, seguindo as normas de segurança, prendi a respiração, porém, inalei um pouco de fumaça tóxica, caminhei um pouco e desmaiei”, disse ele e acrescentou que alguns profissionais médicos da Upinha, o atenderam, e, posteriormente, uma ambulância encaminhou à UPA 24h.

Logan ressaltou sobre os cuidados que as pessoas devem ter, pois, também pode ocorrer em casa, causando algo ainda mais grave, pois, não tem a segurança de uma assistência técnica “tem que se preocupar com este tipo de coisa. A partir de 01 ano, qualquer bateria de celular, começa a degradar, você não tem um celular na mão, mas, sim uma granada. Deve-se evitar carregar celular três ou quatro vezes ao dia. Não se pode dormir com o celular embaixo do travesseiro, é um risco muito grande”.

Dicas de segurança

Use apenas carregadores originais

O uso de carregadores originais é necessário porque impede que sua bateria acabe sendo danificada. Afinal, eles foram criados propriamente para aquele aparelho, a fim de que funcione correntemente. No entanto, quando isso não acontece, é possível que a bateria seja afetada.

Bateria original

Segundo o mesmo princípio do carregador, evite usar baterias falsas, pois pode ser que esteja danificada e você nem faça ideia. Embora seja um valor maior do que qualquer outra bateria, vale investir em um item original.

Não carregue em lugares molhados

Como terceira dica, não se recomenda carregar o seu celular em lugares que possam estar molhados, como banheiros e outros ambientes, pois há a chance de você perder o seu smartphone, ou até mesmo colocar fogo no ambiente em que ele esteja.

Imagem de destaque - TV A Folha