A inauguração do Restaurante Popular, denominado, Faouzie Abou Jokh Makki, na sexta-feira (20), é um marco histórico e representa um avanço social significativo para Palmas, especialmente, para as pessoas em vulnerabilidade social e alimentar e que necessitam de ter uma alimentação digna, balanceada e a baixo custo. Isso somente foi possível devido ao arrojo e, empenho do Prefeito Dr Kosmos. O projeto também tem uma parceria com o programa do governo federal, Cozinha Solidária.
Por se tratar da última inauguração oficial da gestão Dr Kosmos, que se encerra em (31) de dezembro, também ocorreram homenagens.
O imóvel foi adquirido pela Prefeitura e o projeto aprovado pela Câmara de Vereadores. O Restaurante Popular está localizado na área central da cidade em frente ao supermercado Vitória e passou por melhorias e adaptações em sua estrutura física. Destaca-se que todo material utilizado na reforma é de primeira qualidade.
Participaram da solenidade, o Prefeito, Dr Kosmos, secretária de Assistência Social, Rosane Bertoglio, secretário de Administração, Luiz Ziguer, Presidente da Câmara, Paulo Bannake, secretários, convidados e familiares da homenageada.
“A inauguração do Restaurante Popular era o que faltava em nossa gestão para atender as pessoas em vulnerabilidade alimentar. O local irá atender pessoas de baixa renda, 1/2 salário mínimo para baixo. Não se pode negar um prato de comida, principalmente, porque a agricultura familiar no município, é vasta. Essas pessoas que produzem, também vão ganhar, entregam na prefeitura um alimento de qualidade que dá dignidade para o povo, porque não é fácil uma pessoa ter fome e não poder se alimentar. Chega daquela coisa de você ter que bater na porta de uma casa mendigar. Então, para mim, é importante a dignidade, é mais uma etapa da nossa gestão que vai ficar marcada, porque um prato de comida não se nega para ninguém”, afirmou o gestor público e esclareceu que na obra foram utilizados materiais de qualidade. “Se no gabinete do prefeito tem ar condicionado, cadeira boa e piso de porcelanato, no Restaurante Popular também tem que ter”, comentou Dr Kosmos e também agradeceu a equipe de trabalho que se empenhou para a realização deste sonho. A secretária de Assistência Social, Rosane Bertoglio, comentou que a prioridade é para os moradores de rua e para as famílias com a renda percapta inseridas no CAD ÚNICO, seja de até ½ salário mínimo. “Também vamos procurar atender pessoas que vem dos assentamentos, do interior para tratamento de saúde na cidade.
Palmas tem mais de 9 mil famílias que são cadastradas no CAD ÚNICO e que recebem Bolsa Família quase 4 mil, isso comprova a carência da cidade, esse projeto do Dr Kosmos, vem para diminuir essa desigualdade”, assinalou ela e orientou que as pessoas tem que passar por uma avaliação do CRAS e, posteriormente, se deslocar ao Restaurante Popular.
Decreto
Consta no Decreto nº 4.379, da Prefeitura de Palmas, que o atendimento será para as pessoas em situação de rua, encaminhadas pela Secretaria de Assistência Social e que possuam cadastrado atualizado junto ao CAD ÚNICO de Palmas, com renda mensal de até 1/2 salário mínimo nacional por pessoa. Ainda diz o texto que serão servidas até 145 refeições diárias, por ordem de chegada. As refeições serão servidas entre as 11h30 e às 14h, ou até que ocorra o término das refeições programadas.