Pesquisar
Close this search box.

Defesa Civil: Mais de 12 mil paranaenses seguem desalojados

Imagem de destaque - Rascunho automático
Compartilhar

Mais de 12 mil paranaenses seguem desalojados no Paraná por conta dos alagamentos causados pela forte chuva que atingiu o Paraná em outubro. O levantamento de estragos causados pelos temporais no Estado foi atualizado na manhã desta segunda-feira (23) pela Defesa Civil.

Conforme o órgão, 118.540 pessoas foram afetadas pelos alagamentos e enxurradas. O número de cidades que contabilizam estragos chega a 90. Ainda conforme a Defesa Civil, 25 municípios decretaram situação de emergência:

Cascavel, Dois Vizinhos, Ivaiporã, Jardim Alegre, Mallet, Mangueirinha, Nova Prata do Iguaçu, Palmeira, Paula Freitas, Paulo Frontin, Peabiru, Pinhão, Pitanga, Porto Amazonas, Prudentópolis, Rebouças, Rio Azul, Rio Negro, Roncador, Santa Izabel do Oeste, São Jorge do Oeste, São José dos Pinhais, São Mateus do Sul, União da Vitória e Virmond.

A situação mais crítica é registrada em União da Vitória, no Sul do Estado. Por lá, 7.573 moradores permanecem sem poder voltar para suas casas. A cidade contabiliza 43 mil pessoas afetadas pela chuvarada, com 4.055 casas danificadas.

Nível dos rios estão baixando, aponta Copel

O nível dos rio Iguaçu e Negro, que subiram exponencialmente após as fortes chuvas registradas em outubro, finalmente estão baixando. O nível do Iguaçu, que corta a cidade de União da Vitória, no Sul do Estado, baixou 12,7 cm nas últimas 24 horas.

Às 7h de hoje, o Rio Iguaçu marcava 8,17 m na cidade, conforme monitoramento hidrológico realizado pela Copel.

O monitoramento indica que a vazão no Rio Iguaçu caia ainda mais nas próximas horas.

Foto: Reprodução/Copel

 

A previsão de queda no nível do rio começou na última sexta-feira (20), e ocorre lentamente.

Já o nível do Rio Negro, que dá nome ao município paranaense, também fortemente afetado pelas chuvas, está em 6,052 m na manhã desta segunda-feira (23) – vale lembrar que o rio ultrapassou os 10 metros nas últimas semanas.

Com informações Paraná Portal

Imagem de destaque - ALEP
Imagem de destaque - TV A Folha