Na terça-feira (08), a Vara do Trabalho de Palmas, realizou a Correição Ordinária, com a presença do desembargador, corregedor regional da 9ª Região, Marco Antônio Vianna Mansur (foto). Em grande parte de suas ações a Vara de Palmas, cumpriu com suas metas em alguns casos até superou os índices estabelecidos pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
Mansur destacou que é estabelecido em lei que a Corregedoria Regional do Tribunal do Trabalho realize uma visita a cada uma das varas para verificar o andamento dos trabalhos. “A corregedoria tem como atribuição fazer a fiscalização no que se refere ao andamento processual e por ventura alguma irregularidade que venha acontecer, não é o caso da Vara de Palmas, que é uma excelente unidade com números muito bons que vem crescendo anualmente e diminuindo o número de processos mais antigos”, argumentou.
O diretor da Secretaria da Vara do Trabalho de Palmas, Caio Victor Bulla de Carvalho, frisou que na reunião foram destacados alguns pontos, principalmente, relativas as estatísticas da unidade, “de maneira bastante positiva apresentamos resultados muito bons em relação as metas propostas pelo CNJ, em alguns casos sendo maior que a média do Tribunal. Em relação aos processos antigos em julgar os que tem mais de 2 anos que estão tramitando, a Vara do Trabalho, conseguiu atingir 100% dos julgamentos. Sobre julgar mais processos dos que entram durante o ano, a unidade também conseguiu resultados acima da média do Tribunal. Também atingimos o índice de conciliação, o CNJ estabelece 40%, conseguimos mais de 70%. Em relação ao volume de processos foi destacado uma redução no número deles desde a Reforma Trabalhista e a pandemia também afetaram um pouco essa temática. Ano passado recebemos 500 novos processos, mas apesar disso a unidade vem diminuindo seu acervo”, disse o diretor da Secretaria e ressaltou que o corregedor registrou na ata elogios ao magistrado e aos servidores no sentido de que está sendo prestado um serviço de qualidade ao cidadão.