Como parte do programa Rede Elétrica Inteligente, a Copel alcançou a marca de 1 milhão de medidores inteligentes instalados no Paraná. A atualização tecnológica tem como objetivo trazer mais transparência e eficiência na medição do consumo. Com transmissão remota em tempo real dos dados para a central da Copel, os medidores eliminam erros de leitura e garantem maior precisão no registro do uso da energia elétrica. A modernização também viabiliza uma resposta mais ágil a quedas de energia, com detecção automática de falhas e restabelecimento mais rápido do fornecimento.
“A rede inteligente funciona como um sistema de comunicação em malha, em que todos os medidores inteligentes e equipamentos da rede elétrica se conectam, criando múltiplos caminhos para a transmissão de dados. Se um trajeto falha, a informação encontra outra rota automaticamente, garantindo que a Copel receba dados sobre consumo, falhas e interrupções de forma contínua e segura”, explica Rafael Radaskievicz, gerente do departamento de Projetos Especiais da Copel.
Medidores inteligentes, também conhecidos como smart meters, são dispositivos eletrônicos que registram o consumo de energia elétrica em intervalos regulares e enviam essas informações automaticamente para as concessionárias de energia. Eles fornecem dados em tempo real sobre o uso da eletricidade, permitindo que consumidores residenciais e empresas gerenciem o consumo de maneira mais eficiente. A implantação dos smart meters é uma tendência global motivada por políticas de eficiência energética e pela modernização da infraestrutura elétrica. Nos Estados Unidos, cerca de 65% das residências já utilizam medidores inteligentes. No Japão, a previsão é de que até 2030 todas as unidades consumidoras estejam equipadas com esses dispositivos. No Brasil, o programa da Copel é o mais avançado.
Os novos medidores garantem a integridade na medição do consumo de energia. As variações registradas refletem exclusivamente o uso real de eletricidade, e não há qualquer interferência do novo equipamento. Em tempos de maior calor, por exemplo, o aumento no consumo ocorre devido ao uso mais frequente de aparelhos como ventiladores e ar-condicionado.
Nas áreas onde o sistema da Rede Elétrica Inteligente já foi plenamente implantado, os consumidores podem monitorar o consumo diário por meio de uma funcionalidade disponível no aplicativo da Copel. A ferramenta permite identificar padrões de uso, distribuir melhor o funcionamento de aparelhos ao longo do dia e até mesmo prever os custos. Com o acompanhamento diário, também é possível detectar oscilações no consumo que indiquem falhas em equipamentos ou a necessidade de manutenção na instalação elétrica interna.
A Copel observou, entre 2021 e 2024, um aumento médio de 9,5% no consumo residencial de energia elétrica no Paraná nos meses mais quentes do ano (outubro a março), quando comparados aos meses mais frios (abril a setembro). As maiores variações ocorreram na região Oeste, com aumento médio de 20,6%. O Noroeste registrou crescimento médio de 17%, enquanto o Norte teve aumento de 10,7%. Por outro lado, nas regiões Leste e Centro-Sul, o impacto do calor no consumo foi menor, com médias de 1% e 2%, respectivamente.
Diversos fatores, que não estão relacionados aos medidores inteligentes, influenciam no consumo de energia e, por consequência, no valor da fatura, como: a quantidade e o tipo de equipamentos conectados na residência; a eficiência energética desses aparelhos; os hábitos de consumo, como o tempo de uso de eletrodomésticos e a temperatura do chuveiro; mudanças climáticas que intensifiquem o uso de ventiladores, ar-condicionado ou aquecedores; a variação no número de moradores de uma unidade; as bandeiras tarifárias definidas pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel); além de problemas em instalações elétricas antigas ou mal dimensionadas, que podem ocasionar vazamentos de corrente.
A substituição dos equipamentos é gratuita e faz parte do processo de modernização da rede elétrica do estado. O programa Rede Elétrica Inteligente, que pretende alcançar 1,7 milhão de unidades consumidoras até o fim de 2025, beneficiará mais de um terço dos clientes da companhia. O trabalho de troca leva cerca de 20 minutos e requer acesso apenas ao medidor de energia. Os eletricistas envolvidos no programa atuam uniformizados, com identificação no veículo, que traz um QR Code vinculado ao site oficial do projeto, onde o consumidor pode obter mais informações e confirmar a identidade dos profissionais.