A Secretaria da Saúde de Palmas informa que foram confirmados dois casos de Dengue de transmissão local, considerados casos autóctones da doença.
O município já havia apresentado casos de transmissão local confirmados em 2022.
A Administração Pública em conjunto com a equipe de Saúde, pede que a população tome as medidas necessárias para a prevenção, sendo este o mecanismo mais eficiente no combate ao mosquito causador da doença.
Já é sabido que para prevenir a dengue é necessário evitar o acúmulo de água. No entanto, existem diversas dicas que podem auxiliar a prevenção.
Em menos de 15 minutos é possível fazer uma varredura em casa e acabar com os recipientes com água parada, ambiente propício para procriação do Aedes aegypti.
Principais orientações:
– Tampe os tonéis e caixas d’água;
– Mantenha as calhas sempre limpas;
– Deixe garrafas sempre viradas com a boca para baixo;
– Mantenha lixeiras bem tampadas;
– Deixe ralos limpos e com aplicação de tela;
– Limpe semanalmente ou preencha pratos de vasos de plantas com areia;
– Limpe com escova ou bucha os potes de água para animais;
– Retire água acumulada na área de serviço, atrás da máquina de lavar roupa;
– Cubra e realize manutenção periódica de áreas de piscinas;
– Atenção com bromélia, babosa e outras plantas e folhas que possam acumular água;
– Deixe lonas usadas para cobrir objetos bem esticadas, para evitar formação de poças d’água.
É de extrema importância que as pessoas fiquem atentos aos cuidados preventivos contra o mosquito transmissor, bem como, aos sinais e sintomas da doença: febre e mais dois dos seguintes sintomas: dor no fundo dos olhos, dor de cabeça, dores musculares e nas articulações e manchas avermelhadas na pele.
Nestes casos, o paciente deve procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima da sua residência, a fim de que possa ser realizado diagnóstico precoce e tratamento oportuno, possibilitando a agilidade e qualidade do atendimento e as ações de controle ao surgimento de novos casos de Dengue.