Pesquisar
Close this search box.

Chuvas deixam moradores da região sudoeste em alerta

Imagem de destaque - Rascunho automático
Compartilhar

As previsões do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e da Defesa Civil do Paraná, que alertavam para um grande volume de chuvas no Estado a partir desse fim de semana, já começam a se concretizar. Desde as primeiras horas deste sábado (28), as pancadas de chuva se intensificaram em diversas regiões, apresentando maiores acumulados de precipitação em municípios do interior do Estado. É o que tem se visto em praticamente toda a região Sudoeste.

Tenente Joyce Defesa Civil do estado.

Francisco Beltrão

O município, que já acumula um histórico de enchentes em anos anteriores, tem ficado em estado de alerta após o registro de muita chuva nas últimas horas. O rio Lonqueador, que passa por vários bairros da cidade, já está praticamente fora da caixa. O córrego Urutago, que atravessa o parque de Exposições Jayme Canet Júnior, transbordou e vários espaços do parque já estão cobertos pela água.

No final da manhã, o prefeito Cleber Fontana, gravou um vídeo anunciando que o canal do túnel do Rio Marrecas seria aberto para o escoamento da água do Rio Marrecas. O rio Santana, que fica entre Francisco Beltrão e Bom Sucesso do Sul, registra um volume intenso de água e algumas áreas próximas, na comunidade de Seção Jacaré, estão alagadas.

Segundo dados da estação do Simepar, instalada no aeroporto de Francisco Beltrão, o município já registrou até às 14h00 deste sábado (28), um acumulado de 107,6 milímetros de chuva.
Outros municípios da região também já registram pontos de alagamentos

Em Nova Prata do Iguaçu, o trecho de chegada à cidade está todo alagado, impossibilitando que os veículos circulem pelo local. Em Salto do Lontra, bairros próximos à estação de tratamento de água da Sanepar e áreas do interior estão enfrentando problemas devido ao excesso de chuva. Outras cidades da região, como Ampére, Dois Vizinhos, Verê e Pranchita, também registraram alagamentos. As equipes das prefeituras e da defesa civil dos municípios estão mobilizadas desde as primeiras horas da manhã para auxiliar os moradores de áreas mais afetadas e que estejam em situação de risco. Alguns trechos de rodovias estão bloqueados, como é o caso do trajeto de Realeza à Salto do Lontra, Ampére a Santo Antonio do Sudoeste, Santa Izabel a Ampére, Dois Vizinhos sentido a Beltrão e sentido a Salto do Lontra.

As interdições estão interferindo, inclusive, no atendimento da Upa de Dois Vizinhos, que permanece fechada temporariamente. As equipes e pacientes estão sendo transferidos para o Hospital Pro Vida. O município de Dois Vizinhos, através da Defesa Civil, abriu três pontos de recebimento de doações para famílias atingidas pelas chuvas. Doações de água, comida, roupas, colchoes e até móveis estão sendo aceitas e podem ser feitas na Casa da Amizade, no Ginásio Jirauzão e na sede da APMI.

*Fotos do rio Lonqueador às 12h15 deste sábado (28). Imagens dos pontos de Alagamentos no parque de Exposições Jayme Canet Júnior e da Ponte do Rio Santana, entre Francisco Beltrão e Bom Sucesso do Sul.

*Fotos Rio Marrecas em Francisco Beltrão chegando ao canal que dá acesso ao túnel de contenção de cheias. Imagens cedidas pela assessoria da prefeitura.

Informações e Imagens ; Portal do Romeu

 

Imagem de destaque - ALEP
Imagem de destaque - TV A Folha