Pesquisar
Close this search box.

Cel Domingos Soares lança edital para castração de cães de ruas

Imagem de destaque - Cel Domingos Soares lança edital para castração de cães de ruas
Imagem de destaque - Rascunho automático
Compartilhar

A Prefeitura de Cel Domingos Soares publicou, na quinta-feira (27), o Edital de Licitação nº 22/2024, que tem como objeto a contratação de clínica veterinária para realização de esterilização cirúrgica (castração) de cães, machos e fêmeas, que se encontram em situação de rua e/ou pertencentes a famílias em situação de vulnerabilidade social. Os recursos utilizados serão do Fundo Municipal de Meio Ambiente.

Segundo o diretor do departamento de Meio Ambiente, Rodrigo Müller Gheno, serão atendidos aproximadamente 150 animais, que precisarão de um tutor responsável para o pós-operatório. A intenção principal é atender primeiramente os cães de rua e, posteriormente, os domésticos. Os critérios para seleção ainda serão definidos pelo setor. “Será um trabalho gradativo. A gente vai ter que levar esses animais até a clínica, faz o procedimento e depois busca e os responsáveis cuidam, em suas residências”, explicou.

Os cães são animais com curto período gestacional, proles numerosas e amadurecimento sexual precoce. Isto possibilita que a fêmea tenha até duas parições por ano, ou seja, em média de 8 a 16 filhotes.

O município hoje apresenta grande número de animais em situação de rua, e nessa situação acabam tendo feridos seus direitos por bem-estar animal, estando suscetíveis a fome, sede, frio, medo e a diversas doenças e traumas físicos, como atropelamento.

Além dos danos que a situação de rua causa aos animais, acarreta diversas situações incômodas e, muitas vezes, prejuízos à população e ao município, como barulho de brigas e latidos dos animais, espalhamento de lixo das lixeiras e prejuízos em casos de atropelamento. “A principal questão que o controle populacional de cães busca resolver, é o problema de saúde pública que o crescente número de animais em situação de rua pode apresentar. Doenças conhecidas como zoonoses, como raiva urbana, diversas parasitoses, ácaros como sarna e pulga, são alguns exemplos que se podem citar.

O Pregão Eletrônico ocorrerá no dia (11) de julho, às 10h30, e os documentos do certame podem ser acessados pelo link http://www.pmcds.pr.gov.br/licitacaoView/?id=4125.

Imagem de destaque - ALEP
Imagem de destaque - TV A Folha