O comandante da 12ª Cia Independente da PM (CIPM), Cap Bueno foi convidado de mais uma edição do programa Direto ao Assunto.
Ele revelou alguns dados que fazem parte de um extenso relatório de atividades e ações realizadas pela corporação no ano passado, destacando-se o número de armas apreendidas, sendo 140. “Este índice supera a quantidade de apreensões de muitos batalhões maiores do que a nossa unidade. É uma questão cultural. Foi utilizado esse dado para que conseguíssemos a CIPM e se desvinculássemos do Batalhão de Pato Branco. Foram 618 presos; 6.700 ocorrências atendidas; 70 kg de substâncias entorpecentes; recuperados 47 veículos, e realizadas 36 operações policiais”, esclareceu ele e ressaltou que as ocorrências de perturbação de sossego e violência doméstica apresentam os maiores índices, diante disso, a intenção é implantar a Patrulha Maria da Penha na CIPM.
Efetivo
Comentou também que apesar de novos policiais terem chegado, o efetivo sempre será uma demanda latente. “O maior receio é que os novos policiais que recebemos acabem sendo transferidos, seja por força política ou demandas judiciais”.
ROTAM
Ressaltou ainda sobre a nova base da ROTAM em Clevelândia, a mais moderna do Estado, construída com apoio da Prefeitura e da sociedade civil organizada. “Quando pertencíamos ao Batalhão de Pato Branco, tínhamos apenas uma fração deste grupo. Em Palmas eram apenas quatro policiais, hoje temos mais do que o dobro. Tivemos a criação do Canil, sede em Mangueirinha. Decidimos fazer a desconcentração desses grupos para dinamizar os atendimentos nos municípios”.
Operação
Bueno acrescentou sobre a operação no combate ao tráfico de drogas, ação conjunta entre as forças policiais realizada no final do ano passado, com a utilização de um helicóptero. “Reforço de todas as unidades especializadas da PM e PC. Sem medo de errar foi a maior operação realizada no sudoeste do Estado. Uma ação eficiente com prisões. Destaco o trabalho dos dois delegados, Dr Klevin e Drª Alini”.
Salvamento da criança
O comandante explicou que notou a chegada da mãe com o bebê e que algo estava errado. “Quando entrei o soldado Lima já estava com o bebê no colo. Estava bem preparado, teve o controle de toda situação, executou a manobra de desobstrução das vias aéreas. Depois, acompanhei a família até a UPA”.
Essa ocorrência aconteceu no domingo (21), onde Flavia Fragoso Silva, mãe do Diego, com apenas 11 dias, levou seu filho a CIPM, pois, o mesmo havia se afogado com o leite materno.
Expectativas
Pontuou que existem alguns projetos para concluir, a base da ROTAM em Palmas, que também irá servir de local para a instrução dos policiais. “Foi construído o muro com proteção balística. Recebemos o Capitão, Luiz Alberto para o efetivo; base do Canil em Mangueirinha que será concluída este ano; a nova sede do Destacamento em Cel Domingos Soares; instituir a ROCAM, policiais com moto”.
Corrida Rústica
O comandante convidou os atletas para participarem da 1ª Corrida Noturna ROTAM, 5km (caminhada) e 10 km, em Clevelândia, dia (24) de fevereiro, início às 20h.