Cap Bueno destaca as ocorrências policiais e a evolução em vários quesitos da 12ª CIPM

Imagem de destaque - Rascunho automático
Compartilhar

O comandante da 12ª Cia Independente da PM (CIPM), Cap Bueno foi convidado de mais uma edição do programa Direto ao Assunto.

Cap Bueno destaca as ocorrências policiais e a evolução em vários quesitos da 12ª CIPM

Ele revelou alguns dados que fazem parte de um extenso relatório de atividades e ações realizadas pela corporação no ano passado, destacando-se o número de armas apreendidas, sendo 140. “Este índice supera a quantidade de apreensões de muitos batalhões maiores do que a nossa unidade. É uma questão cultural. Foi utilizado esse dado para que conseguíssemos a CIPM e se desvinculássemos do Batalhão de Pato Branco. Foram 618 presos; 6.700 ocorrências atendidas; 70 kg de substâncias entorpecentes; recuperados 47 veículos, e realizadas 36 operações policiais”, esclareceu ele e ressaltou que as ocorrências de perturbação de sossego e violência doméstica apresentam os maiores índices, diante disso, a intenção é implantar a Patrulha Maria da Penha na CIPM.

Efetivo  

Comentou também que apesar de novos policiais terem chegado, o efetivo sempre será uma demanda latente. “O maior receio é que os novos policiais que recebemos acabem sendo transferidos, seja por força política ou demandas judiciais”.

ROTAM

Ressaltou ainda sobre a nova base da ROTAM em Clevelândia, a mais moderna do Estado, construída com apoio da Prefeitura e da sociedade civil organizada. “Quando pertencíamos ao Batalhão de Pato Branco, tínhamos apenas uma fração deste grupo. Em Palmas eram apenas quatro policiais, hoje temos mais do que o dobro. Tivemos a criação do Canil, sede em Mangueirinha. Decidimos fazer a desconcentração desses grupos para dinamizar os atendimentos nos municípios”.

Operação

Bueno acrescentou sobre a operação no combate ao tráfico de drogas, ação conjunta entre as forças policiais realizada no final do ano passado, com a utilização de um helicóptero. “Reforço de todas as unidades especializadas da PM e PC. Sem medo de errar foi a maior operação realizada no sudoeste do Estado. Uma ação eficiente com prisões. Destaco o trabalho dos dois delegados, Dr Klevin e Drª Alini”.

Salvamento da criança

O comandante explicou que notou a chegada da mãe com o bebê e que algo estava errado. “Quando entrei o soldado Lima já estava com o bebê no colo. Estava bem preparado, teve o controle de toda situação, executou a manobra de desobstrução das vias aéreas. Depois, acompanhei a família até a UPA”.

Essa ocorrência aconteceu no domingo (21), onde Flavia Fragoso Silva, mãe do Diego, com apenas 11 dias, levou seu filho a CIPM, pois, o mesmo havia se afogado com o leite materno.

Expectativas

Pontuou que existem alguns projetos para concluir, a base da ROTAM em Palmas, que também irá servir de local para a instrução dos policiais. “Foi construído o muro com proteção balística. Recebemos o Capitão, Luiz Alberto para o efetivo; base do Canil em Mangueirinha que será concluída este ano; a nova sede do Destacamento em Cel Domingos Soares; instituir a ROCAM, policiais com moto”.

Corrida Rústica

O comandante convidou os atletas para participarem da 1ª Corrida Noturna ROTAM, 5km (caminhada) e 10 km, em Clevelândia, dia (24) de fevereiro, início às 20h.

Imagem de destaque - TV A Folha