Cantora paranaense enfrenta madrugada de geada em Palmas e se surpreende com o frio “Gelo nos vidros dos carros e fumacinha na boca”

Imagem de destaque - Rascunho automático
Compartilhar

No domingo (18) o município de Palmas registrou temperaturas negativas que chegaram a -4,2° C, marcando assim, a sua segunda geada do ano, com a chegada do inverno as temperaturas tendem a cair cada vez mais.

Na madrugada do dia 19 os registro das temperaturas voltaram a ficar no negativo, chegando aos -2,6° C.

Fonte: Estação Agrodala/ Palmas-PR

Apesar do frio, os munícipes tiraram um momento para registrar cenas belas do início do dia, destacando assim a chegada cada vez mais próxima da estação mais fria do ano.

 

CURIOSIDADE

A cantora e sanfoneira paranaense Bia Socek, que já foi homenageada com uma menção honrosa pela Assembleia Legislativa do Estado, por divulgar a cultura do Paraná, através de suas redes sociais e trabalho.

A cantora e sanfoneira Bia Socek recebe homenagem da Assembleia Legislativa do Paraná, proposta pelo deputado Plauto Miró.
Foto: Assembleia legislativa do Paraná/ Dálie Felberg/Alep

Esteve recentemente no município de Palmas para uma apresentação artística no clube Caça e Pesca, com muito talento, ótimo humor e simpatia lotou a casa de eventos e também compartilhou o frio que sentia antes de subir ao palco “chegando em Palmas 2,0 °C, gelo nos vidros dos carros e fumacinha na boca”. Após a apresentação a musicista gravou outro vídeo e compartilhou com seus seguidores relatando a geada que havia congelado até os faróis de seu veículo.

 

RECOMENDAÇÕES PARA OS DIAS FRIOS/GEADAS

A primeira recomendação é agasalhar-se bem, com roupas quentes e confortáveis, beber bastante líquido, mesmo que não se sinta sede. Em dias frios, é comum que as pessoas bebam menos água, o que pode causar desidratação. Além disso, é importante evitar banhos muito quentes, que podem ressecar a pele e as mucosas.

  • Veículos – Verificar as condições dos pneus, que devem estar em bom estado e com a pressão adequada. Pneus murchos ou desgastados podem prejudicar a aderência do veículo ao solo, aumentando o risco de acidentes, verificar o sistema de freios, que deve estar em perfeito estado de funcionamento. Para evitar problemas com a bateria, é recomendado que os motoristas evitem usar equipamentos elétricos como faróis, ar-condicionado e rádio quando o carro estiver desligado.
  • Pets – Evitar que os pets fiquem expostos ao frio por longos períodos, especialmente durante a noite, para aqueles que ficam do lado de fora da casa, é recomendado que sejam fornecidos abrigos protegidos do vento e do frio, com cobertores e almofadas para mantê-los aquecidos. É importante verificar regularmente se os abrigos estão secos e livres de umidade, para evitar que os pets fiquem doentes. É importante lembrar que cães idosos ou com problemas de saúde, podem precisar de cuidados especiais durante os dias mais frios do ano.
  • Plantas – Cobrir as plantas com um pano ou plástico, para evitar que as folhas e flores sejam danificadas pelo gelo, evitar regar as plantas durante os dias de geada, pois a água pode congelar e prejudicar as raízes e folhas. As plantas que estão em vasos devem ser colocadas em locais protegidos do vento e do frio, como em casa ou em uma estufa.

 

Imagem de destaque - TV A Folha