Na segunda-feira (19), o prefeito de Cel Domingos Soares, Jandir Bandiera, e o assessor jurídico, Dr João Luiz Lustosa, participaram na cerimônia de lançamento oficial do projeto e-Fórum, na sede do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná. O projeto visa a instalação de pontos de atendimento remoto do Poder Judiciário em municípios que não são sedes de suas comarcas, e deverão aproximar os atendimentos do sistema judiciário da população destas cidades, permitindo que comunidades mais remotas tenham acesso aos serviços prestados.
Segundo o presidente do TJ-PR, Desembargador Luiz Fernando Tomasi Keppen, Cel Domingos Soares será o primeiro município do Paraná a receber o e-Fórum.
Para Bandiera, esta é uma importante conquista para a população domingosoarense, um avanço para o município, símbolo de desenvolvimento e progresso. “Quero agradecer imensamente ao presidente Keppen e ao conselheiro da OAB Paraná, Dr. Eduardo Tobera, que intermediou junto ao TJ para que Cel Domingos Soares fosse escolhido para ser o primeiro município beneficiado com esse projeto”, disse, agradecido, o gestor municipal.
Para receber a estrutura, o município deverá disponibilizar o terreno, além de ligação de água, energia elétrica e internet. Caberá à prefeitura também a cessão de servidores públicos municipais para a realização de atendimentos e orientações no e-Fórum. “Haverá um treinamento das pessoas que trabalharão no espaço, que também estarão o tempo todo interligadas por câmera com a sede da comarca, fazendo com que haja uma plena conexão do e-Fórum com o restante da estrutura judiciária”, enfatizou Keppen.
Com projeto arquitetônico padrão, cada E-Fórum terá cerca de 60 m², construído em formato modular, o que permite rápida instalação. O sistema pré-moldado também permitirá mais conforto térmico e acústico, acessibilidade para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida e segurança contra incêndios. O espaço será equipado com computadores para que a população tenha acesso, de forma online, aos mesmos serviços oferecidos nos fóruns tradicionais.
P.M.C.D.S.