Pesquisar
Close this search box.

Aos 94 anos – faleceu o autor do livro “Palmas: paisagem e memória”

Imagem de destaque - Rascunho automático
Compartilhar

Na quarta-feira (14), faleceu em Guarapuava, o ex-prefeito por três mandatos, ex-vereador deste município, ex-senador, ex-deputado e ex-chefe da representação do Paraná em Brasília, Nivaldo Passos Krüger, aos 94 anos. Ele foi o autor do livro “Palmas: paisagem e memória”, lançado em 2003.

 

A obra resgatou, em 200 páginas de fotos e textos de Nivaldo, a história de Palmas, com destaque para a participação dos tropeiros no desenvolvimento da cidade, mantida pelas atividades, a pecuária, a agricultura industrial, a indústria papeleira, a piscicultura e o complexo madeireira.

Em uma entrevista ao portal AEN,O autor lembrou que o livro não é apenas uma obra bonita com sentido regionalista. “É um trabalho mais profundo. Devemos respeito aos sacrifícios do legado deixado pelos antepassados, preservar os valores e transmitir aos jovens”, diz.

 

Reiterou também que depois de 18 meses de pesquisa, 12.700 quilômetros percorridos em jornadas a cavalo e a pé por lugares remotos, concluiu seu trabalho com centenas de entrevistas, documentos, velhas fotografias, livros antigos e muitas informações.

A história 

O autor conta a história de Palmas desde o tempo do desbravamento, ressaltando a bravura dos bandeirantes e o patriotismo diplomático nos momentos decisivos dos tratados entre Portugal e Espanha, que regularam as normas e limites para a colonização do continente sul-americano.

Imagem de destaque - ALEP
Imagem de destaque - TV A Folha