Pesquisar
Close this search box.

Alunos do Colégio SESI irão participar da FEBRACE na USP

Imagem de destaque - Rascunho automático
Compartilhar

Em sua grade curricular, o Colégio SESI desenvolve alguns projetos extracurriculares, um deles foi sobre Iniciação Científica, Projeto Gália, Área da Astronomia, através dos alunos, Mario Bordignon e Alice Hofelder e o orientador, professor de Química, Gilson Godói Muller.

O professor explicou que os trabalhos não são voltados apenas para a área da Química. “Participamos da Feira de Inovação das Ciências e Engenharias (FIciencias), em Foz do Iguaçu e apresentamos alguns trabalhos. Os alunos, Mario e a Alice, criaram uma Inteligência Artificial que utiliza dados astronômicos do site da Nasa através dos telescópios, James Webb e Hubble, que dão dados sobre equipamentos, com isso é possível determinar a composição de um planeta, de uma estrela e demais informações. Os alunos fizeram o trabalho em várias tabelas para o entendimento ficar mais fácil, pois, o mesmo se atualiza sozinho. A intenção é para que se tenha uma visão melhor dos dados”, referenciou o professor e explicou que os alunos irão participar da FEBRACE, que ocorre na USP, “é difícil conseguir participar devido a procura, são alunos do Brasil todo. Os alunos se apresentaram na modalidade virtual, foram avaliados por professores adjuntos da FEBRACE e aprovados. Em março vamos participar presencialmente”, argumentou ele.

Enfatizou também o orgulho que sente dos seus alunos por essa conquista.

O aluno, comentou que é um sentimento único passar por todo o processo de construção do trabalho. “É muito importante representar o colégio em um evento desses, é algo sensacional”, esclareceu e frisou por se tratar de um projeto científico teve várias etapas.

Alice, assinalou que é uma oportunidade única, “não pensei que chegaria nesse patamar, extremamente gratificante poder presenciar a Feira e representar o colégio em nível nacional”.

Ambos os alunos ressaltaram o apoio do analista de Dados na área de Tecnologia da Informação (TI), na Alcast do Brasil, Cleison de Oliveira Padilha.

Imagem de destaque - ALEP
Imagem de destaque - TV A Folha