Pesquisar
Close this search box.

Abril Verde teve dia de conscientização em Cel Domingos Soares

Imagem de destaque - Rascunho automático
Compartilhar

O mês de abril é considerado mês de prevenção a acidentes de trabalho, intitulado “Abril Verde”. Por isso, o setor de Vigilância em Saúde do Trabalhador, do departamento de Saúde, em parceria com a Cooperativa Coamo, realizou, no dia (18), uma ação de conscientização e prevenção de acidente de trabalho.

O movimento Abril Verde tem como intuito promover a consciência a favor da saúde e segurança no trabalho, visando diminuir a crescente ocorrência e mortalidade dos últimos anos. O mês foi escolhido por conter duas datas importantes para o tema, dia (07), Dia Mundial da Saúde, e (28), Dia Internacional em Memória das Vítimas de Acidente de Trabalho.

A parceria entre o departamento de Saúde e a Cooperativa Coamo vem a contribuir de maneira mais ampla junto à sociedade, tendo um alcance ainda maior no trabalho de conscientização e prevenção de acidentes de trabalho. “Quando acontece essa soma de esforços entre o poder público, empresas privadas e a sociedade, todos saem ganhando”, enfatizou o coordenador da Vigilância e Saúde, Antônio Augusto França, explicando que na ação também foi distribuído material de prevenção, orientação e combate à Dengue.

Segundo dados da Organização Internacional do Trabalho (OIT), as condições perigosas continuam a ser uma ameaça diária para dezenas de milhões de trabalhadores em todo o mundo. Mais de 313 milhões de trabalhadores sofrem acidentes de trabalho não fatais a cada ano, o que equivale a 860 mil pessoas feridas no trabalho diariamente. São aproximadamente 2,3 milhões de mortes a cada ano. No Brasil, o número chega a 4 mil mortes anuais. Além disso, o trabalho não envolve o risco somente de acidentes, há também o de doenças. No mundo são 160 milhões de pessoas que sofrem com doenças profissionais e 2,02 milhões de pessoas que morrem a cada ano em decorrência de enfermidades relacionadas ao trabalho.

Toda instituição deve prevenir os acidentes no ambiente de trabalho. A conscientização e a formação dos trabalhadores no local de trabalho são a melhor forma de prevenir acidentes. A isso deve-se acrescentar a aplicação das medidas de segurança coletivas e individuais inerentes à atividade desenvolvida.

P.M.C.D.S.

 

Imagem de destaque - ALEP
Imagem de destaque - TV A Folha