No dia (12) de julho, já era final da tarde, quando no interior de Palmas, foi registrado pela primeira vez a Anhuma, sendo o primeiro registro neste município publicado no principal site de observação de aves, o Wikiaves. É um dos pouquíssimos registros da ave no Estado do Paraná.
Essa ave possui somente dois registros em Santa Catarina e um no Rio Grande do Sul (Site Wikiaves), e esse foi com certeza um achado de grande importância para a região Sul do Brasil.

Fernanda e sua família, possui por hobby a observação de aves e pratica na região de Palmas e no oeste de Santa Catarina, nos municípios de Ponte Serrada e Passos Maia. “No dia anterior fomos avisados pelo nosso sobrinho Lucas Terencio que em determinado local ele havia avistado uma ave diferente, então se lembrou de nós para fazermos esse registro. Fomos no sábado, (12), até o local indicado por ele e a localizamos à beira de um açude. Ela estava num local difícil de fotografar, mas só o fato de vê-la nos deixou muito felizes. Fizemos alguns registros nesse primeiro dia de encontro com a Anhuma. Três dias depois, (15) de julho, passamos outra vez pelo local e a localizamos novamente, aproveitando para fazermos novos registros dessa ave incrível”, destacou Fernanda.
A Anhuma (Anhima cornuta) mede cerca de 80 cm de comprimento, 61cm de altura e 170 cm de envergadura. Seu peso pode chegar a 3,2kg. Possui plumagem preta com ventre branco, seus pés têm dedos enormes.
Uma das características mais singulares da Anhuma é o espículo córneo em sua cabeça, que pode medir até 12cm. Além disso, ela possui dois esporões nos ombros, que usa como defesa. Ela se alimenta de plantas flutuantes, gramíneas em alagados e ocasionalmente artrópodes. Essa ave habita pântanos, beira de lagoas e rios com margens florestadas, ou vegetação rasteira. Migra durante a seca, retornando na estação chuvosa.


Faz seus ninhos grandes sobre a vegetação flutuante, ancorada em arbustos ou gramíneas na agua rasa, ela põe três ovos marrom-oliváceos, e o casal se reveza para chocar os ovos.
Pode ser encontrada na Amazônia, bem como, em outros Estados do Brasil, Goiás, Bahia, Mato Grosso, Minas Gerais e São Paulo. Também é encontrada na Bolívia, Colômbia, Equador e Peru. Ela é o símbolo do estado de Goiás e aparece na bandeira da cidade de Guarulhos (SP).
Fernanda, ressaltou a importância da proteção das áreas úmidas para a conservação da fauna e flora brasileira, incluindo a Anhuma. “A conservação dessas áreas é essencial para que se mantenha a biodiversidade e se garanta a saúde dos ecossistemas”.
Nota do Editor:
Fernanda e sua família fazem parte do Clube de Observadores de Aves do Contestado, que reúne pessoas de profissões diversas, oriundos de várias cidades, que se encontram para observar aves, em geral com registros em fotos.
A observação de aves, ou “birdwatching”, como se diz internacionalmente, é uma prática considerada como de ciência cidadã que ajuda no mapeamento da avifauna no mundo todo, ajuda a proteger a natureza, gera conhecimento, impulsiona a economia sustentável e faz bem para quem pratica.
Por Fernanda Bitencourt Terencio