Aposentados e pensionistas do INSS podem recuperar valores descontados ilegalmente

Aposentados e pensionistas do INSS podem recuperar valores descontados ilegalmente
Joédson Alves/Agência Brasil
Compartilhar
erinéia

A partir desta quarta-feira (14), aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) podem solicitar a devolução de valores descontados indevidamente nos últimos anos. O pedido pode ser feito por meio do aplicativo Meu INSS, pelo site oficial ou pelo telefone 135. Um novo serviço, chamado “Consultar Descontos de Entidades Associativas”, disponível no aplicativo, permite identificar o nome da entidade responsável pelos descontos.

Cerca de 9 milhões de segurados começaram a ser notificados na terça-feira (13) sobre descontos feitos por entidades e associações. Caso identifiquem cobranças não autorizadas, os beneficiários podem solicitar o reembolso diretamente pelos canais oficiais, incluindo o aplicativo, site ou pelo telefone 135. O INSS informou que, devido ao alto volume de acessos, instabilidades podem ocorrer no aplicativo. “O INSS afirma que a Dataprev, empresa que fornece tecnologia para o INSS, está monitorando e acompanhando de perto o aplicativo Meu INSS”, declarou a autarquia à Agência Brasil. Além disso, para beneficiar aqueles que não utilizam plataformas digitais, o governo está negociando com os Correios a abertura da rede de 8,5 mil agências para atendimento presencial.

Para acessar a notificação, é necessário baixar gratuitamente o aplicativo Meu INSS, compatível tanto com os sistemas IOS quanto Android. O download pode ser feito pela App Store para iPhones ou pela Google Play Store para outros dispositivos. Após o download, é preciso criar uma conta com login e senha, utilizando o número do CPF. Essa senha também dá acesso a outros serviços públicos integrados ao sistema Gov.br. Outra opção é criar a conta por meio do internet banking de bancos credenciados ao clicar na opção “Entrar com seu banco”. Com o login concluído, é necessário acessar o ícone de sininho na parte superior direita, clicar em “Configurar Notificações” e selecionar “Permitir notificações”.

O INSS está enviando dois tipos de mensagens aos segurados. Para aqueles que tiveram algum desconto, a notificação começa a ser enviada a partir de hoje. Já para quem não teve descontos, a mensagem foi enviada na semana passada: “fique tranquilo, nenhum desconto foi feito em seu benefício. O governo federal descobriu a fraude dos descontos associativos não autorizados e seguirá trabalhando para proteger você e seu benefício”, informou o INSS anteriormente.

O instituto alerta para o risco de golpes e reforça que o contato com beneficiários será feito exclusivamente por meio de notificações no aplicativo Meu INSS. Não haverá ligações ou envio de mensagens SMS para tratar do assunto. Beneficiários com dúvidas ou dificuldades no uso do aplicativo podem ligar para a central de atendimento 135, que funciona de segunda-feira a sábado, das 7h às 22h. Para maior rapidez no atendimento, os horários recomendados são após as 16h e aos sábados. “Para saber informações com segurança, basta acessar os canais oficiais do INSS, como o gov.br/inss e redes sociais oficiais”, orienta o instituto em comunicado.

Imagem de destaque - TV A Folha