A Defesa Civil informou na quarta-feira (25) que duas barragens em Pelotas, no bairro Passo do Salso, estão em situação de emergência no Rio Grande do Sul (RS). As estruturas apresentam anomalias decorrentes dos temporais que atingiram a cidade nos últimos dias, colocando-as em risco de ruptura iminente.
Equipes foram enviadas ao local para garantir a segurança da população, em articulação com a Coordenadoria Municipal de Pelotas. Entre as medidas adotadas estão a remoção dos moradores das áreas de risco e ações de contingência para redirecionar o fluxo de água para regiões desabitadas.
A prefeitura de Pelotas afirmou, por meio de nota, que as intervenções necessárias nas barragens foram concluídas e que a situação está sob controle. A administração explicou que, por precaução, foi solicitado que a comunidade deixasse as residências, diante da possibilidade de rompimento do dique de uma das estruturas, a maior delas, com 36 mil metros quadrados.
As chuvas intensas que atingem o Rio Grande do Sul nos últimos dias já acumulam entre 100 e 200 milímetros, volume equivalente a dois meses de precipitação, e a tendência é que o tempo chuvoso persista. Segundo a previsão da MetSul, a chuva desta quinta-feira (26) pode acumular entre 50 e 100 milímetros em diversas cidades, com risco de atingir até 150 milímetros em algumas regiões. Temporais isolados, acompanhados de vento forte e granizo, também são esperados.
O alerta é especialmente elevado para Porto Alegre, a região metropolitana e outras localidades do Centro ao Norte do estado, que podem sofrer alagamentos. Apesar da preocupação, não há previsão de enchente no Rio Guaíba.
Com informações Gazeta do Brasil