Imposição das Cinzas deu início ao período quaresmal da igreja Católica

Imagem de destaque - Rascunho automático
Compartilhar

Em Palmas, na Quarta-feira de Cinzas foram realizadas celebrações com a Imposição das Cinzas, nas paróquias da Catedral do Senhor Bom Jesus (Centro) e de Nossa Senhora Aparecida (Lagoão), marcando o início da Quaresma, período de 40 dias em preparação para a Páscoa.

O Pe Renato, da paróquia Nossa Senhora Aparecida, explicou que este período representa um Retiro Espiritual através do jejum, da caridade, da oração. “Para com Deus entregamos o que, a oração, rezamos para ele. Para nosso irmão, a caridade e para nós mesmos o jejum, ou seja, abstinência, fazendo uma mortificação para purificarmos do nosso pecado”.

Explicou ainda que o objetivo principal desse período é a purificação do íntimo do ser humano. “A Quaresma nos leva a refletir sobre como vivemos a vida de fato, se estamos seguindo a vontade de Deus”.

Acrescentou também que na celebração da Imposição das Cinzas é feito o sinal nos cristãos para que lembrem-se que do pó saíram e do pó vão voltar. “Durante o período da Quaresma, haverá celebração toda sexta-feira, com Via Sacra ás 18h15 e ás 19h, Santa Missa e no final de semana as missas nos horários normais”.

No site Vaticano News, o Papa Francisco publicou: “Deus não se cansou de nós. A Quaresma é tempo de conversão, tempo de liberdade. O próprio Jesus foi impelido pelo Espírito para o deserto a fim de ser posto à prova na sua liberdade. O deserto é o espaço onde a nossa liberdade pode amadurecer numa decisão pessoal de não voltar a cair na escravidão. Na Quaresma, encontramos novos critérios de juízo e uma comunidade com a qual avançar por um caminho nunca percorrido”.

O Papa ressalta ainda que, “isto comporta uma luta: assim nos dizem claramente o livro do Êxodo e as tentações de Jesus no deserto”.

Imagem de destaque - TV A Folha