Atletas enfrentaram a chuva e o frio na VII Copa de Orientação realizada em Palmas

erinéia
Compartilhar

De (28) a (30) de julho foi realizada em Palmas, a VII Copa Sul de Orientação. Segundo a organização, cerca de 380 atletas de diferentes cidades brasileiras participaram do evento, inclusive um competidor com 80 anos.

A Confederação Brasileira de Orientação (CBO), a Federação Paranaense de Orientação (FPO) e o Cobra Clube de Orientação de Cascavel (CCO), foram as responsáveis pela prova que foi realizada nos seguintes locais, IFPR, Fazenda Chopim 1, Fazenda Estrela e Fazenda Jucá.

O diretor Geral da Copa Sul de Orientação. Valdir Tasca, discorreu que é um evento disputado por atletas dos três estados do Sul. “Tem um sistema de rodízio, a cada ano em um local diferente. Escolhemos Palmas porque tem um fator diferenciado que é o campo de jogo para a realização do nosso esporte”.

O atleta, Rafael Jardim, de Porto Alegre, revelou que foi boa a participação na Copa de Orientação. “É um esporte que a gente acaba se apaixonando e viaja pelo Brasil inteiro para participar”, disse ele.

A atleta, Almira Rodrigues do Prado Teixeira de Brasília, revelou sempre que é possível participa das provas dessa natureza. “Participem, é sensacional, competiu uma vez, vem sempre, se apaixona, nunca mais abandona o esporte de orientação”.

O diretor-geral do IFPR Campus, Palmas, Roberto Carlos Bianchi, comentou que a instituição foi parceira no evento, sempre auxiliando a Prefeitura de Palmas e a comunidade. “Importante ter o desenvolvimento da corrida no campus que é também uma maneira em divulgar a instituição, pois, este período é de processo seletivo”, justificou ele e esclareceu que os organizadores da prova verificaram as dependências do campus, produziram um mapa que ficou a contento para a realização da prova.

“O evento é interessante por ser uma modalidade diferente com número crescente de participantes. A Prefeitura abraçou a ideia, na disputa foram 380 atletas”, destacou o diretor de Esporte, Edson Bertoti.

O presidente da Federação Catarinense de Orientação, Amilcare Satler, ressaltou que é um evento regional de orientação, congregando os três estados do Sul. “Tivemos a oportunidade em vir a Palmas, a cidade nos acolheu, está muito bem organizado. A rede hotelaria e gastronomia são boas. É gratificante vir em uma competição com toda essa organização, nem todos os lugares do Brasil é assim”, disse ele.

Esporte

Orientação é um esporte em que o atleta usa somente o mapa detalhado de um determinado percurso e uma bússola. Deve passar pelos pontos de controle determinados no mapa e quem cumprir o percurso em menor tempo é o vencedor.

Resultados – 3.200 m

1º Lugar: Fábio Kuczkoski (ADAAN); 2º Lugar: Claudinei Nitsch (CASUSA); 3º Lugar: Flademir Rudinei Groos (COSM); 4º Lugar: Douglas Da Silva Schmitz (COSM); 5º Lugar: Leandro Junior Do Nascimento (COC); 6º Lugar: Cleber Baratto Vidal (COSM); 7º Lugar: Emanuel Da Silva Ferreira (COPRIN); 8º Lugar: Airton Jonas Fenske (COBRA); 9º Lugar: Jorge Montenegro Da Silva (ADAAN) e 10º Lugar: Tiago Cunha Souza (ADAAN); 11º Lugar: Everton Daniel Markus (COSM); 12º Lugar: Gilnei Kraftzuk (COC); 13º Lugar: Cezar Augusto Fioravanti Dos Santos (COSM); 14º Lugar: Alexandre De Castro Mota (COCAFA) e 15º Lugar: Luciano De Souza Oliveira (COSM).

Equipes com atletas que ocuparam até a 15ª colocação

Associação Desportiva Almirante Adalberto Nunes (ADAAN), Clube de Orientação de Santa Maria (COSM), Clube de Orientação de Curitiba (COC), Clube de Orientação Princesa dos Campos (COPRIN), Casa dos Tenentes e Sargentos de Santo Ângelo (CASUSA), Clube de Orientação da Academia da Força Aérea (COCAFA) e Cobra Clube de Orientação de Cascavel (CCO).

Parceiros

Prefeitura de Palmas, departamento de Esportes, IFPR Campus Palmas, Indústria de Compensados Guararapes, Erva-mate Tia Joana, Reflorasul  e Fabricação.

 

TV A Folha