Legislativo palmense debateu sobre os alagamentos que frequentemente atingem a cidade

erinéia
Compartilhar

A precipitação pluviométrica acima da média na região sudoeste do Paraná, incluindo Palmas, deixou a mostra um problema que vem se agravando há alguns anos, as enchentes que antes eram apenas em locais pontuais, mas, hoje já se estenderam para outros pontos, causando danos e prejuízos. O assunto novamente pautou a sessão da Câmara de Vereadores, na segunda-feira (24).

Paulo Bannake, apresentou Indicação para o desassoreamento e limpeza do córrego às margens da Rua Olímpio Carvalho de Lima, bairro São José, um dos pontos críticos que ocorrem os alagamentos. Segundo o parlamentar, a limpeza é necessária, principalmente, nas proximidades das Sucatas Palmenses, pois, este procedimento, geralmente é realizado próximo a Av 7 de Setembro. “O Poder Público tem que dar sua contrapartida, porém, as pessoas devem ter a consciência e não jogar o lixo em locais inadequados, caso contrários os alagamentos irão persistir e até mesmo se agravar”.

O vereador Peterson Lobas, apresentou fotos e vídeos retratando a situação nos bairros Santuário e São José e também em locais que não eram habituais acontecerem tais problemas. “Importante que a secretaria de Infraestrutura compareça nestes locais para fazer um estudo detalhado e resolver este problema que traz prejuízos aos moradores”, orientou ele e mencionou que já havia conversado com uma professora do IFPR, em seu curso de mestrado fez um projeto detalhado sobre os pontos de alagamentos do município e as soluções possíveis. “Por duas ocasiões já se colocou a disposição, mas depende de o executivo iniciar este diálogo”, afirmou o vereador e reiterou que seja feita uma campanha de conscientização para que não se jogue lixo nos córregos, rios ou bueiros.

Prefeitura de Palmas

Em sua rede social, a municipalidade postou algumas fotos sobre o trabalho de limpeza da secretaria de Infraestrutura nas bocas de lobo, tubulações e outros locais. Mais uma vez o volume de lixo e entulhos retirados destes locais foi elevado.

TV A Folha