De Palmas para o mundo

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O empresário de sucesso com uma carreira próspera, de muitos desafios vencidos, muitas convicções e dedicação, ainda tem muito a fazer para o desenvolvimento do Brasil e tornar sua empresa cada vez maior.

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Imagem: Infância e período escolar no Grupo Coronel Domingos Soares

O palmense Giovanni Marins Cardoso, lembra sempre da sua infância e juventude vividas na terra Natal, frequentador do ensino público, com desígnios e metas sempre bem definidas. Filho primogênito da família Marins Cardoso que além do empresário o casal Dona Wilma Marins Cardoso e de Aujor Mazalotti Cardoso (In Memoriam), proprietários durante 37 anos da Super Pão na região central da cidade, tiveram mais cinco filhos, Marcos, Mariema, Luciana, Heloísa e Paulo Fernando.

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Imagem: Os pais, Wilma Marins Cardoso e Aujor Mazalotti Cardoso

Desde os 10 anos de idade, estudava meio período e ajudava meio período na Super Pão, quando aos 16 anos de idade resolveu ir para a Capital Curitiba fazer cursinho e foi morar na casa de sua avó paterna Ema Mazalotti Cardoso, apesar do pai imaginar que ele poderia seguir com os negócios da família.

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Imagem: Giovanni Marins Cardoso e irmãos 

Vindo do interior onde conhecia praticamente toda a cidade chegando a nova cidade  estranhou inicialmente a introspecção das pessoas da capital

Fez Cursinho e prestou vestibular para o curso de engenharia elétrica na universidade federal de Florianópolis e também na universidade presbiteriana Mackenzie em São Paulo conseguindo passar nas duas universidades.

A escolha de onde ir passou por decisão pois a federal de Florianópolis era gratuita enquanto a Mackenzie era particular mas o grande sonho era morar em São Paulo pois é o centro do Brasil e onde as coisas acontecem sempre com o apoio da família a escolha foi pelo sonho de estudar e morar em São Paulo.

Dona Wilma além de incentivadora e motivadora, foi para o filho uma grande inspiração educacional, ela além de professora muito reconhecida na cidade foi no terceiro ano do ginásio sua professora de português.

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Imagem: Mãe dona Wilma e Giovanni

Sempre foi aluno  da rede pública

Em recente entrevista ao Programa Brasil que Faz da Rede TV, foi questionado de quem é Giovanni Marins Cardoso, lembrou da infância e juventude contou que morou em Palmas até os 17 anos, estudou  no primário Grupo escolar Cel Domingos Soares e secundário Colégio Sebastião Paraná, sendo que  na sua juventude mudou-se para a capital do Estado em busca de mais conhecimento educacional e profissional.

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Após a formação acadêmica em engenharia elétrica com cursos de marketing e neurolinguística iniciou os trabalhos nas indústrias multinacionais de origem alemã posteriormente americana e francesa sempre mostrando muita determinação, logo foi florescendo o espirito empreendedor. Iniciou as atividades empresariais com uma pequena fábrica de aproximadamente 1000m² e com cerca de 30 colaboradores, atualmente a Mondial gera mais de 3.900 empregos diretos e aproximadamente 10.000 mil indiretos. Apenas na sede administrativa, em Barueri (SP), trabalham cerca de 400 pessoas, ocupando três andares de um edifício comercial. “Conseguimos gerenciar as demais unidades diretamente de nossa sede administrativa. Vale ressaltar que temos duas unidades na China, uma em Guangzhou, uma grande cidade portuária a noroeste de Hong Kong e outra em Ningbo.

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A companhia também possui um Centro de Apoio de Serviços em Araçariguama (SP). Nosso maior complexo industrial fica na cidade de Conceição do Jacuípe, na Bahia, numa área total de 308.000 mil m² sendo 100 mil m² de área construída.

Giovanni destaca  o desenvolvimento da região. “Com a chegada da fábrica da Mondial, que hoje emprega mais de 3.000 funcionários da localidade, aconteceu uma evolução social e econômica naquela região. Logo surgiram os mercadinhos, lojas de roupas e vestuários, lojas de motocicleta e comércio em geral’’. A Mondial é a maior empregadora da região – cerca de 40% da mão de obra ativa da cidade.

Final do ano passado a Mondial comprou a fabrica da Sony onde além de sua linha de produtos eletrônicos atuais como DVD, caixas acústicas, bombox vai ampliar novas linhas de microondas ar-condicionado e TVs ainda para esse ano.

Além do mercado brasileiro a Mondial está com presença forte nos países do Mercosul e aumentando a sua participação na Europa através de distribuidor baseado na Espanha.

‘‘Temos ainda mais de cinquenta funcionários chineses nos 2 escritórios na China que trabalham no desenvolvimento de produtos e componentes. A maioria dos produtos é oriunda de fabricação nacional, no entanto, a China tem uma grande participação. No mundo existem poucas fábricas de eletro portáteis”, ressalta Cardoso.

Que utiliza a frase para encerrar suas mensagens, especialmente para Palmas, ‘palmense com muito orgulho’.

Preocupação com conterrâneos

Em abril do ano passado, Giovanni encaminhou para Palmas, centenas de protetores faciais para serem utilizados pelos profissionais da linha de frente no combate ao coronavírus em mais uma  demonstração de cuidado com seus conterrâneos

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Também enviou 250 cestas básicas para serem distribuídas à famílias carentes durante a pandemia.

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Questionado pelo apresentador do programa, de onde vem todo o sucesso conquistado por Cardoso, ele simplifica dizendo que basta acreditar em seu potencial, “Nosso objetivo é expandir cada vez mais os nossos produtos no Brasil e também para os demais mercados mundiais.

O Brasil é um País em franca expansão e crescimento, possuímos muitas peculiaridades que nos permitem crescer juntos, uma nação que fala o mesmo idioma, temos 17.000 km de fronteiras e não temos nenhum problema diplomático com nenhum outro País, nosso clima favorece as produções agrícolas e nossa gente é trabalhadora, entre outros fatores que fazem com que enxerguemos nosso crescimento e ao mesmo tempo contribuindo para o desenvolvimento econômico da sociedade”, salienta o empresário. Em entrevista para o Jornal A Folha de São Paulo, Giovanni falou da aquisição da fábrica e investimentos que serão realizados, faturamento da Mondial, crescimento durante a pandemia e revela otimismo com a chegada da vacina contra a Covid-19. “A empresa encerra 2020 maior do que no ano anterior. A Mondial estima crescimento de 40% em 2020 na comparação com 2019 e um faturamento próximo a R$ 3 bilhões. Esperamos, ainda, obter um crescimento de 36% de participação de mercado no segmento de eletroportáteis. O brasileiro descobriu o lar neste ano. O consumo das famílias com a casa normalmente é cerca de 12% do salário. No período da pandemia, subiu de 12% para 18%. As pessoas viram o quanto é importante ter uma residência mais aparelhada, mais funcional, pensar no conforto doméstico, no home office, e isso tudo passa pelos nossos equipamentos”, ressalta e destaca a importância da imunização para a economia, “com a vacina, acredito que a vida vai voltar ao normal antigo, mas mesmo depois a gente ainda vai ter mais cuidado com higienização, as pessoas vão estar mais voltadas para a saúde. O varejo, de uma certa forma, já se adaptou à menor circulação nas ruas. Estão vendendo bem por ecommerce. Existe o comércio de rua, mas hoje tem uma alternativa para comprar sem sair de casa. Acredito que com a vacina, o comércio vai voltar a ter uma compra por impulso, porque hoje o consumidor está com uma compra mais racional. Ele vai voltar a se sentir impactado por uma vitrine. Isso está um pouco prejudicado hoje”, afirma.

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Imagem: Família Giovanni Marins Cardoso, Ana sua esposa, Thalita e Victória suas filhas.

 

Imagem de destaque - TV A Folha