Pesquisar
Close this search box.

15ª Cia E Cmb Mec – Braço Forte e Mão Amiga do Exército Brasileiro

Imagem de destaque - Rascunho automático
Compartilhar

A 15ª Cia E Cmb Mec, é subordinada e presta o apoio de engenharia à 15ª Brigada de Infantaria Mecanizada, sediada em Cascavel. Criada através da Portaria Ministerial Reservada n.º 74, de 18 de agosto de 1982, a “Soberana dos Campos de Palmas”, assim chamada por ser a única Unidade de Engenharia da Força Terrestre na região, teve a sua instalação efetuada em 1º de janeiro de 1983, no quartel do extinto 2º Esquadrão Independente de Cavalaria.

Desde sua criação até março de 1985, a Cia esteve subordinada ao 5º Batalhão de Engenharia de Combate, sediado em Porto União (SC), com a denominação de 15ª Companhia de Engenharia de Combate (Núcleo).

Em junho de 1983, inicia-se a construção dos 64.800 m² do seu lago artificial, destinado a atender à instrução e ao adestramento de seus integrantes nos trabalhos de pontagem.

Em outubro de 1984, a Companhia deixa de ser núcleo do 5º Batalhão de Engenharia de Combate e a partir de 1º de março de 1985, com a denominação de 15ª Companhia de Engenharia de Combate, passa a estar subordinada à 15ª Brigada de Infantaria Motorizada.

Recentemente a Companhia passou a ser designada 15ª Cia E Cmb Mec, com a transformação da 15ª Brigada de Infantaria Motorizada em Brigada de Infantaria Mecanizada.

Ao longo de sua existência, a Soberana dos Campos de Palmas cumpriu diversas atividades no contexto da missão geral do Exército Brasileiro,

Além das atividades normais relativas ao apoio de Engenharia às Unidades da Brigada e às inerentes à garantia da lei e da ordem, “A Soberana dos campos de Palmas” cumpriu missões de cooperação com a Defesa Civil em Palmas e circunvizinhanças, prestando socorro às vítimas de catástrofes naturais, contribuindo para a projeção do Exército e a sua aproximação com a sociedade civil.

Integrantes da Companhia participaram com destaque em missões no exterior como a UNAVEM, missão de paz da ONU em Angola e a MINUSTAH no Haiti, além de missões de Pacificação no Rio de Janeiro e Grandes Eventos sediados no Brasil, como a Copa do Mundo em 2014 e os Jogos Olímpicos em 2016, contribuindo para projetar a Engenharia Militar Brasileira no cenário nacional e internacional.

Atualmente, a 15ª Cia E Cmb Mec, que faz parte da Brigada Guarani, integra o Sistema de Prontidão do Exército, que é uma das seis Brigadas consideradas como Força de Emprego Estratégico do Exército Brasileiro. A 15ª Cia E Cmb Mec integra a comunidade palmense, a quem apoia e de quem recebe apoio incondicional, tornando-se inclusive parte desta, cumprindo as missões, sendo o “Braço Forte” e “Mão Amiga”.

A 15ª Cia E Cmb Mec integra a comunidade palmense, a quem apoia e de quem recebe apoio incondicional, tornando-se inclusive parte desta.

Imagem de destaque - ALEP
Imagem de destaque - TV A Folha