USBio prorroga credenciamento para destinação sustentável de resíduos orgânicos até 2025

USBio prorroga credenciamento para destinação sustentável de resíduos orgânicos até 2025
Foto: Divulgação
erinéia

Até 31 de dezembro, a Usina Sanepar de Bioenergia (USBio) continua credenciando empresas alimentícias, açougues, laticínios, refeitórios industriais e fábricas que necessitam destinar materiais orgânicos de forma ambientalmente correta. Localizada na Estação de Tratamento de Esgoto Belém, em São José dos Pinhais, a USBio é referência nacional e transformou em biogás, simultaneamente, 900 toneladas de lodo e cerca de 50 toneladas de materiais orgânicos. Agora, o edital foi prorrogado até 31 de dezembro de 2025 para que empresas possam aderir ao processo. O edital completo está disponível no site da Sanepar.

A USBio realiza o tratamento sustentável de resíduos como restos de alimentos, frutas, verduras, açougues, peixes, cervejarias, materiais de caixas de gordura e sobras de processos industriais, combinados ao lodo de esgoto. “O trabalho da Sanepar na USBio é motivado pela sustentabilidade ambiental e empresarial. As empresas encontram aqui a destinação e o tratamento adequados e eficientes de seus resíduos orgânicos. Com uma logística conveniente, contribuem para um modelo de economia circular efetivo e realmente aplicando o conceito de sustentabilidade que a sociedade tanto espera e que a natureza exige”, afirma Wilson Bley Lipski, diretor-presidente da Sanepar.

Os contratos de prestação de serviço possuem vigência de até 60 meses, contados a partir da data de sua assinatura. Para participar, as empresas precisam atender a exigências específicas, como apresentar laudo técnico conforme a Norma NBR 10.004, que classifica os resíduos considerando o potencial risco ao meio ambiente. Também é necessário garantir que os materiais enviados não prejudiquem os parâmetros de co-digestão, como manter características bioquímicas adequadas para a atividade microbiana e evitar substâncias tóxicas, como metais pesados e fenóis, em concentrações que impactem negativamente a digestão anaeróbica. Para garantir o cumprimento dessas condições, a Sanepar solicita às empresas credenciadas uma carga inicial de teste de até 10 toneladas para análise.

“A USBio é um grande modelo ganha-ganha: as empresas dão destinação correta dos resíduos, o meio ambiente ganha com o resíduo virando insumo, a sociedade ganha com a redução das tarifas de água e esgoto, por exemplo, em função dos custos evitados com energia elétrica no processo operacional da Companhia, e as cidades ganham com a efetivação dos conceitos de inovabilidade, ou seja, inovação para a sustentabilidade”, destaca Anatalício Risden Junior, diretor de Inovação e Novos Negócios da Sanepar.

A usina é uma das mais inovadoras do país e opera em larga escala para produzir biogás a partir do processamento simultâneo de lodo de esgoto e resíduos orgânicos de grandes geradores. A energia obtida por meio do biogás abastece a própria USBio, e o excedente é convertido em créditos para unidades da Sanepar em outros locais. Interessados em aderir ao credenciamento têm até o dia 31 de dezembro deste ano para enviar suas solicitações. O edital completo pode ser acessado no link: https://site.sanepar.com.br/page/edital-002-2024. Dúvidas e informações adicionais estão disponíveis por meio do e-mail contratosespeciais@sanepar.com.br.

Imagem de destaque - TV A Folha
Anuncio